sexta-feira, 8 de maio de 2015

Prefeitura realiza obras no Núcleo dos Ciganos

Lagoa de esgoto causou doenças e transtornos aos moradores 

Por Vivian Silva 

“Pelo estado que estava aqui, ficou muito melhor”, diz Rose | Foto: Vivian Silva



A Secretaria de Desenvolvimento e Habitação de Santo André realiza há cerca de um mês intervenções no “Núcleo dos Ciganos”, em Utinga, com o principal objetivo de eliminar a água parada no local, proveniente de esgoto, conforme denunciou com exclusividade o Ponto Final, na última semana de janeiro deste ano (edição 842). Outras melhorias também serão executadas na comunidade.

De acordo com a moradora Maria Rosimeire da Silva, conhecida como Rose, que reside há 10 anos no local, o papel da imprensa foi de suma importância para que as autoridades tomassem providência em relação ao problema. “Se não fosse a matéria do Ponto Final, acho que a Prefeitura não teria visto. Eu ia de um lugar para o outro para pedir ajuda, mas ninguém dava atenção; quando viram que a matéria saiu e a minha filha postou na internet, começaram a se preocupar”, comenta. 

Na época, a água chegou a invadir algumas casas e causou doenças em moradores. “Teve um menino que pegou uma bactéria e ficou mais de 20 dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, relembra Rose. 

Por meio de nota oficial, a Prefeitura informou que a lagoa de esgoto, que já foi escoada, tinha aproximadamente 200 metros de extensão, por 8 metros de largura, e em muitos pontos chegou a uma profundidade de 1,20 metros.  

Até o momento, já foi retirado muito lixo do local, cerca de 30 caminhões foram necessários para conseguir retirar quase todo o entulho, afirma Rose. O solo tem recebido atenção especial com nivelamento do terreno. Além disso, acabou o mau odor e houve uma vistoria com a equipe da Secretaria da Saúde, para checar focos de dengue. 

Para evitar que o problema da lagoa de esgoto retorne, a Prefeitura afirma que “verifica a possibilidade de execução de extensão da rede de esgoto de, aproximadamente, 120 metros e ligações aos domicílios”. 

Os serviços na área contam com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos do município e do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), além de autorização da Eletropaulo, para se trabalhar sob a rede de alta tensão. 

Obs.: Matéria publicada originalmente na edição 854 do Ponto Final. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário