sexta-feira, 12 de junho de 2015

“Indústria brasileira perde em competitividade”, diz diretor regional da Ciesp

Estrutura tributária elevada é também um dos fatores prejudiciais 

Por Vivian Silva

“O governo precisa reverter esse quadro de desconfiança”, afirma Teixeira | Foto: Vivian Silva 
O Dia da Indústria é celebrado em 25 de maio, porém, neste ano os motivos para comemorar estiveram em baixa, devido ao aumento no número de desempregados e pela atual crise que afeta as montadoras no ABC. Em entrevista exclusiva concedida ao Ponto Final, o diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Santo André, Emanuel Teixeira, afirma que o cenário atual é extremamente delicado, sem perspectiva de melhora a curto prazo. 

Segundo Teixeira, “a indústria brasileira perde em competitividade em uma série de fatores”, que ele explica: “temos uma estrutura tributária extremamente complexa, uma condição ao empreendedor brasileiro sem isonomia para competir com os produtos importados, temos uma matéria-prima muito cara, além de outros ingredientes que todo mundo sabe, que é a questão de logística e, enfim, a burocracia”. 

As informações são reiteradas pela diretora comercial da Primolar Indústria e Comércio de Móveis Ltda, Caroline Pitarelli, “o governo hoje presta um desserviço. Temos cargas tributárias extremamente altas, a indústria não é competitiva e falta incentivo para que a indústria possa adquirir máquina, como um financiamento legal e uma taxa de juros adequada, isso não tem, então vai dificultando”, garante. 

Além disso, Teixeira acredita que o setor de Serviços é afetado por esta crise, pois se uma área vai mal, consequentemente, a outra é atingida. 

Para mudar este cenário, “o governo precisa reverter esse quadro de desconfiança (na economia brasileira)”, afirma o diretor regional da Ciesp. Para isso, ele aposta numa interlocução com o governo, para apontar o que está errado e precisa ser corrigido. “O ABC sempre foi protagonista, daqui se partiu grandes campanhas, eu acho que temos que iniciar este processo”, finaliza. 

Homenagem 
No último dia 3, durante sessão solene na Câmara Municipal de Santo André o CIESP Santo André homenageou a empresa Compress Produtos Hospitalares Ltda EPP, em reconhecimento ao trabalho e como um símbolo de luta das empresas pequenas, que permanecem na ativa, apesar da crise enfrentada por muitas companhias. 

Obs.: Matéria publicada originalmente no jornal Ponto Final, edição 857.


Nenhum comentário:

Postar um comentário