segunda-feira, 5 de março de 2018

Italianos criticam falta de integração no transporte coletivo do ABC

Por Vitor Lima

Encerrou-se na última quinta-feira (1°) a visita da comissão de técnicos enviados pela cidade de Turim, na Itália, ao ABC. Por meio do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) da União Europeia, os técnicos cumpriram uma série de agendas, desde o dia 26, em conjunto com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para tomar conhecimento do quadro de mobilidade urbana da região. O projeto possibilita o desenvolvimento de políticas públicas em conjunto entre as partes.

A agenda da comissão incluiu sobrevoo sobre a região e visitas técnicas a diversos órgãos, entre eles, a Ecovias, Metra, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo e o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) de São Bernardo do Campo.

Resultados da visita técnica foram apresentados em entrevista
coletiva na última quinta-feira (1°) | Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A principal constatação do grupo: falta integração entre os agentes do transporte público da região. O grupo comparou a situação do ABC com a de lá e exemplificou: na região de Piemonte, onde está localizada a cidade de Turim, com um único cartão é possível ter acesso a todo o sistema de transporte coletivo. Por aqui a situação é bem diferente. Para embarcar no ônibus municipais, cada cidade conta com um cartão. Para ter acesso aos ônibus intermunicipais, é necessário mais um, para os trólebus outro, e assim por diante.

Pesquisador do Departamento de Transportes da Escola Politécnica, Andrea Chicco, sentenciou: falta a integração dos sistemas, opinião compartilhada pelo chefe de Tecnologia da Telematic Technologies, responsável pelo sistema de Tráfego de Turim, Fabrizio Arneodo, que comentou que é necessário “avançar na comunicação entre as empresas para melhorar o transporte na região”.

Com base nos diagnósticos do grupo, a analista Sênior de Negócios da Torino Wireless Foundation, Chiara Lucia Feroni, apontou algumas ações que devem ser prioritárias na região. “(É importante) desenvolver um centro de controle regional para compartilhar informações”.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, tomou conhecimento das constatações e admitiu que a criação deste centro de controle regional é “indiscutivelmente uma grande prioridade” para melhorar o transporte público no ABC. “Através destes mecanismos poderemos integrar linhas de ônibus e nortear melhor o transporte intermunicipal”, comenta Morando.

A falta de informações aos usuários também foi notada pela comitiva. Em Turim, os usuários têm acesso a um aplicativo que informa a situação de todo o sistema de transporte coletivo em tempo real. Além disso, os pontos de parada contam com painéis eletrônicos que também disponibilizam informações sobre o sistema, o que, de acordo com os técnicos, melhora significativamente a viagem dos usuários.

Próximos passos

Após essa primeira troca de experiência entre as partes, o cronograma do projeto prevê um intercâmbio de informações mais detalhadas, como mapas, planilhas e fluxo de passageiros. Em maio, entre os dias 14 e 17, será a vez de uma comitiva do Consórcio Intermunicipal visitar a região de Turim para tomar conhecimento das práticas bem-sucedidas adotadas por lá que podem trazem benefícios ao ABC. Depois disso é que ocorrerá, de fato, a definição do projeto que será apresentado a União Europeia, em outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário