A Prefeitura de Santo André liberou ontem (26) para o tráfego de veículos a ponte da Avenida dos Estados localizada na altura da Rua dos Alpes. Durante o final de semana, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) executou o trabalho de sinalização horizontal e vertical, além da ligação dos semáforos para pedestres e carros.
Foto: Ricardo Trida/PSA |
“Esta é mais uma ponte que a gente devolve para a cidade, uma alça importante que faz ligação no sentido Mauá - São Paulo para o centro de Santo André. Já entregamos no prazo a ponte do Sam’s Club e nesse ano estamos entregando, também no prazo, esta ponte da rua dos Alpes”, afirma o prefeito Paulo Serra, que esteve no local nesta segunda-feira.
As obras também envolveram a reconstrução do guarda-corpo da ponte, que é a estrutura de concreto lateral que traz proteção aos pedestres e motoristas. O investimento total foi de cerca de R$ 1 milhão. Agentes do DET permanecerão no local pelos próximos dias orientando os motoristas e controlando o fluxo de veículos nas duas faixas de rolamento da ponte no sentido centro.
Santa Teresinha – Outra ponte que pa
ssa por benfeitorias é a da rotatória de Santa Teresinha, sentido São Caetano, na altura do viaduto Presidente Castelo Branco. O trabalho, que também é de recuperação da estrutura da via, contempla a instalação de 72 estacas de concreto para sustentar a passagem e evitar que a água não infiltre a estrutura. A previsão é de que as obras, orçadas em R$ 1,2 milhão, terminem até abril.
Diagnóstico inédito – A manutenção das pontes da avenida dos Estados teve início a partir de um diagnóstico inédito realizado em 2017 pelo Semasa em 43 pontes que cruzam rios e córregos da cidade. O objetivo foi detectar preventivamente problemas que pudessem comprometer a segurança das estruturas e, assim, agilizar obras de recuperação das vias para evitar maiores problemas.
Com o estudo, ainda no ano passado, outras duas pontes passaram por intervenção: no rio Tamanduateí (avenida dos Estados junto à avenida Eng. Olavo Alaísio de Lima, ao lado da Craisa) e outra do córrego Guarará (avenida Capitão Mário Toledo de Camargo com a rua Cisplatina). Além disso, o Semasa também reconstruiu em seis meses, de abril a outubro, a ponte nas proximidades do Sam’s Club, que entrou em colapso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário