quinta-feira, 8 de março de 2018

Sesc Santo André completa 16 anos

Da Redação

No dia 9 de março de 2002 foi erguida a âncora na cidade de Santo André. Com 24.871,00 m² de área
construída, o grande barco – uma das 42 unidades do Sesc no Estado de São Paulo - navega levando arte, lazer, cultura e qualidade de vida para a população do Grande ABC. Nesta viagem que completa 16 anos na próxima sexta-feira, inúmeros frequentadores foram beneficiados pelas ações do Sesc Santo André.

Em diálogo constante com as comunidades do entorno e públicos de diversas regiões de São Paulo, a
unidade fica estrategicamente localizado no bairro Vila Guiomar, às margens da avenida Prestes Maia, via importante situada entre os três maiores centros da região do Grande ABC: o de Santo André, a dois quilômetros de distância; o de São Bernardo do Campo, localizado a menos de seis quilômetros; e de São Caetano do Sul, a oito quilômetros. Semanalmente, a unidade recebe de 13 a 15 mil pessoas de diferentes localidades.

Foto: Guilherme Luiz de Carvalho
O amplo espaço para esporte, lazer, cultura, educação e convivência do Sesc Santo André se edifica sob as propostas dos arquitetos Tito Lívio Frascino e Vasco de Mello. O projeto arquitetônico da unidade se assemelha a um imenso barco. Na entrada, uma grande curva marca a fachada principal, em referência à arquitetura das alças viárias. Flutuando sob a Comedoria, uma construção côncava com janelas arredondadas remete à proa de uma grande embarcação, que emerge do edifício principal da unidade. Nas Quadras, as estruturas do telhado lembram mastros e cordas náuticas. O Parque Aquático externo, assim como a Piscina Coberta, faz menção estética às aguas do oceano. Toda a parte externa e interna da unidade explora a luz natural nos vãos livres com grandes janelas e vitrais.

Com esta estrutura, o Sesc Santo André oferece programações diversificadas para aproveitar ao máximo a versatilidade de seus espaços e equipamentos. Entre eles estão o Teatro, que recebe shows e espetáculos; a Ginástica Multifuncional, com aparelhos que atendem a todas as idades; o Parque Aquático coberto e externo; Galeria com exposições; o Espaço de Brincar para atividades de recreação infantil; Espaço de Tecnologia e Artes, Biblioteca e muito mais. A Comedoria da unidade ganha destaque com seu cardápio variado semanalmente, além de oferecer ao público mesas e cadeiras azuis e brancas para refeições à luz natural que permeia todo o ambiente. O espaço da Comedoria também conta com um palco onde acontecem, todas às quintas-feiras à noite, shows ao vivo com cantores e temas variados no projeto Quintas Musicais. Há ainda o Espaço de Eventos, que recebe shows de artistas renomados, grandes exposições, o projeto Sesc Verão, entre outras atividades ao longo do ano, e tem capacidade para 2200 pessoas.

O Sesc Santo André também conta com vasto acervo de obras de artes espalhadas pelos espaços da
unidade. São obras de diversos artistas, como Carmezia Amiliano, Deraldo Clemente, Marcelo Salum, entre outros. Entre as obras da unidade, destacam-se os painéis pintados pelo artista andreense Luiz Saciloto, que cobrem parte do elevador panorâmico. Na Lanchonete Externa da piscina, a escultura Cariátide, do artista plástico Chico Niedzielski, se realça na paisagem com tons de vermelho vibrantes. Ainda no Parque Aquático, um mural de azulejos pintado pela artista plástica, pintora e escultora Sandra Cinto dá vida às paredes da Piscina Coberta. O acervo de obras da unidade também ganha contribuição de um painel artístico em cerâmica, feito pela artista Glaucia Flügel e exposto na Área de Convivência. Regina Silveira, importante arteeducadora e pintora brasileira, expõe uma grande pintura em azulejos que recebe os convidados na entrada do Teatro.

Dentro da variada cartela de atividades e projetos que visam o desenvolvimento, cidadania e socialização, o Sesc Santo André oferece programas permanentes de educação não formal, como o Curumim para as crianças de 7 a 12 anos, e o Se Liga, uma ampliação do universo cultural de adolescentes e jovens adultos da região. Para a terceira idade, a unidade realiza o Programa de Trabalho Social com Idosos, que através de atividades socioculturais e educativas voltadas ao cidadão acima de 60 anos, promove sociabilização e reflexões sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração com as demais gerações.

Entre as propostas multifacetadas oferecidas pela unidade, o Sesc Santo André também integra a iniciativa Mesa Brasil. O programa objetiva o combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, empresariado e instituições sociais. O Mesa Brasil possui uma frente educativa, que oferece cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições participantes.

Desde sua inauguração, o Sesc Santo André busca aumentar sua representatividade na região do ABC
Paulista. Dados da pesquisa Cultura no Grande ABC, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte com o apoio do Instituto Datafolha, revela perfis e hábitos culturais dos habitantes dos sete municípios do Grande ABC, um estudo iniciado há mais de uma década. A pesquisa se estrutura em diferentes perguntas aos entrevistados.

Perguntados sobre o grau de conhecimento dos equipamentos culturais da região, os espaços mais citados são Sesc Santo André (74%), Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo (65%), e Teatro Municipal de Santo André (60%).

A pesquisa Cultura no Grande ABC ressalva os objetivos do Sesc Santo André e suas ações durante seus 16 anos de trajetória: observar e entender seu público, adaptar-se de forma orgânica ao seu entorno, e  desenvolver projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, consumo de bens culturais e bem-estar de seus frequentadores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário