terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Cidades do ABC iniciam cooperação com instituto italiano

Única instituição consorciada do país a ser contemplada no Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, presidido pelo prefeito Orlando Morando, de São Bernardo do Campo, iniciou nesta segunda-feira (26) uma nova etapa do intercâmbio com a cidade de Turim, na Itália, com ênfase na troca de experiências em projetos de mobilidade urbana. Como parte da ação, a entidade regional recepcionou a delegação do município italiano que vai realizar uma série de encontros técnicos na região até quinta-feira (1º de março)


Prefeito Morando, presidente do Consócio, apresenta detalhes do projeto. 
.

A conquista inédita possibilitou aos seis municípios consorciados do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) desenvolver programas de políticas públicas, integrada com a cidade italiana, até 2020.

A delegação europeia é composta por Fabrizio Arneodo, diretor de Tecnologia da Telematic Technologies TransportTraffic Torino (5T); Andrea Chicco, pesquisador do Departamento de Transportes do Politécnico de Turim; Giuseppe Estivo, do departamento municipal de Mobilidade e Transportes de Turim; Chiara Ferroni, analista de negócios sênior da Torino Wireless Foundation; e Stefan Unseld, gestor do programa da União Europeia.

Ao recepcionar os europeus, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, ressaltou que a iniciativa promovida pelo bloco europeu é um “passo muito importante, inédito e prático”. O evento contou ainda com a presença do vice-presidente do Consórcio, o prefeito Paulo Serra, de Santo André; do prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira (Kiko); e de Domenico Alberto Rossini, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam).

Para o presidente do Consórcio, o programa permite a oportunidade de obter amplo conhecimento sobre os projetos desenvolvidos pelos italianos, assim como as formas de financiamento disponíveis, possibilitando uma troca de experiências eficiente. “A cidade irmã neste projeto é Turim, exatamente pela sua similaridade com o Grande ABC. Trata-se de uma cidade industrial que também sofreu perdas econômicas e, devido ao seu porte, enfrenta os mesmos desafios que os municípios da nossa região”, afirmou Morando.

Na próxima etapa do IUC, conforme informou o presidente do Consórcio, representantes da entidade regional viajarão à Itália em maio, ocasião em que serão acompanhadas de perto as iniciativas que a cidade italiana colocou em prática para avançar na área da mobilidade.

O vice-presidente do Consórcio, Paulo Serra, destacou a importância da cooperação técnica entre os italianos e as cidades do ABC. “A troca de experiências deste programa coloca o ABC como exportador de políticas públicas de qualidade e também importador de bons instrumentos para melhorar a vida das pessoas. Até a próxima quinta-feira, nossos técnicos vão debater profundamente os grandes desafios que temos para resolver ou, pelo menos, minimizar na área da mobilidade urbana”, disse o prefeito de Santo André.

O intercâmbio permite ainda que os europeus conheçam as ações desenvolvidas pelas cidades do ABC na área, afirmou o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio. “Essa cooperação traz a possibilidade de visualizar soluções além das que já trabalhamos. Essa troca de experiências é muito importante também para Turim, porque os italianos podem conhecer projetos que não ainda estavam no seu radar”.

A recepção contou ainda com uma apresentação do Plano Regional de Mobilidade, desenvolvido pelo Consórcio. O projeto será analisado detalhadamente pelos europeus ao longo da visita técnica.

A participação do Consórcio no programa da União Europeia ocorreu por meio de uma ação do escritório do colegiado de prefeitos em Brasília. A entidade regional venceu a concorrência entre mais de 200 projetos internacionais, tornando-se a única instituição consorciada do País a ser contemplada no programa europeu, entre os seis selecionados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário