quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Festa da Cultura Popular acontece no Parque Chácara Silvestre

Da Redação

Quem comparecer ao Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre, nesta sexta e no fim de semana (2 a 4 de setembro), encontrará, além de muito lazer em meio à natureza, a história e a gastronomia dos povos que ajudaram a formar São Bernardo do Campo. O evento ‘Festejos – Cultura Popular’ reunirá comunidades de migrantes e imigrantes de diversos pontos do planeta: Minas Gerais, Piauí, Bahia, África, China, Peru, Rússia, Japão e Argentina. Também estarão representadas regiões da cidade - como Vila São Pedro, Santa Cruz e Riacho Grande -, comunidades indígenas (Guarani e Pankará) e religiosa.

A atividade é uma iniciativa da Prefeitura de São Bernardo do Campo por meio da Secretaria de Cultura. O objetivo é a valorização e recuperação da memória, difusão de grupos e manifestações tradicionais e promoção do diálogo com povos e comunidades que construíram a história da cidade.

No espaço, estarão à disposição 31 barracas, com 21 opções gastronômicas e 10 voltadas ao artesanato. Artistas da região e grupos de cultura tradicional se apresentarão durante os três dias de festival, como a Orquestra de Viola Caipira, Quadrilha dos Funcionários Públicos, Dinastia Inca, dança e canto peruano, Taiko, da comunidade japonesa, e grupo Volga, de folclore russo. Mantendo um diálogo, também, com a contemporaneidade, o encerramento no domingo será com o show da banda Blue Light Blues Band.

Além das apresentações e barracas, será possível conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural da cidade na exposição ‘ABC da Cultura Popular’ e em oficinas de artesanato que acontecerão no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, que fica anexo ao Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis, São Bernardo do Campo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário