quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Via Anhanguera ganha primeiro eletroposto do País


A ABB, empresa do setor de energia e automação, acaba de fornecer um carregador rápido de veículos universal para o posto Graal 67, da Rodovia Anhanguera – sentido interior, localizado em Jundiaí (SP). O eletroposto para veículos elétricos é uma parceria da CPFL Energia, da Rede Graal e da CCR AutoBAn – concessionária responsável pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes – que tem o objetivo de implementar o primeiro corredor intermunicipal para veículos elétricos do País, interligando Campinas a São Paulo.

Aparelho é capaz de reabastecer 80% da bateria em meia hora.
É a única estação de carregamento rápido configurável
com tipos de saída única, dupla ou tripla de 50 kW

“O eletroposto é uma parceria entre várias empresas a fim de viabilizar um projeto de mobilidade. A ABB tem expertise em desenvolvimento, instalação e manutenção de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos, não podíamos deixar de contribuir”, explica Michael Gaechter, Gerente Geral da Unidade de Negócios de Power Conversion da ABB.

O carregador fornecido pela ABB é o AC/DC Fast Charger Terra 53 CJG, modelo que está, atualmente, em operação em mais de 2.000 eletropostos no mundo. O equipamento é compatível com veículos elétricos que utilizam o padrão SAE Combo (CCS), padrão CHAdeMO e o padrão AC tipo 2. O tempo de carregamento varia de 15 a 30 minutos em DC (corrente contínua) e 30 a 60 minutos em AC (corrente alterna) e pode carregar até dois veículos simultaneamente. O carregador é uma solução eficaz que pode ser facilmente integrada à rede de distribuição existente. É a única estação de carregamento rápido configurável com tipos de saída única, dupla ou tripla de 50 kW.

A linha de carregadores rápidos ABB Terra tem todos os serviços conectados via web, o que permite facilidade de conexão para acesso dos dados de seus carregadores por meio de diferentes sistemas de gerenciamento via software: plataformas de pagamento comerciais ou soluções de gestão de energia via internet. Com isso, é possível a execução remota de assistência técnica, atualização de softwares e resolução de problemas de diagnóstico.

A criação do corredor elétrico faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que estuda os impactos da utilização dos veículos elétricos financiado com recursos do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pesquisa, iniciada em 2013, receberá R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário