segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Altas temperaturas exigem cuidados especiais para conservação dos alimentos

Durante o verão é necessário procedimentos extras em relação à embalagem e estocagem, para a conservação e consumo dos alimentos, pois o calor pode acelerar a degradação e favorecer a proliferação de bactérias e fungos.  

Frutas, legumes e verduras podem ficar, durante 1h, numa mistura de água com algumas gostas de hipoclorito de sódio ou vinagre | Foto: Reprodução 
Segundo a endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, Myrna Campagnoli, os alimentos devem ser mantidos refrigerados e bem acondicionados em recipientes próprios. Além disso, o ideal é dar preferência às frutas e verduras da época, conservando-as em local limpo, seco e fresco para que durem mais tempo.

“É preciso estar atento aos cuidados com a lavagem de frutas, legumes e verduras, que devem ser banhados em água tratada ou fervida”, afirma a médica. Eles podem ser mantidos, durante 1h, em uma mistura de água com algumas gotas de hipoclorito de sódio ou vinagre, e depois enxaguados.

Para refrigerar frutas e verduras é necessário cuidados específicos. “Quando refrigeradas, devem ficar na gaveta inferior da geladeira, em sacos plásticos perfurados ou fechados e mantidas a uma temperatura em torno de 6 graus. Ao serem guardadas desta forma, é necessário que as verduras e o saco plástico estejam secos”, ressalta.  

Ao comprar refrigerantes e cervejas é importante observar se as garrafas não apresentam vazamentos e se as tampas e lacres não foram violados. Os produtos não devem estar expostos ao sol ou próximos de fonte de calor. A estocagem de produtos alimentícios deve ser feita longe de produtos de limpeza, inseticidas e perfumaria. 

Outra dica da médica é sempre verificar a temperatura dos balcões na hora de comprar produtos que necessitam de refrigeração. “É importante estar atento também para a presença de poças d'água e embalagens transpiradas, que podem indicar que as geladeiras foram desligadas”, diz a especialista. Outro ponto é evitar comprar alimentos em balcões ou refrigeradores superlotados, pois a temperatura não será uniforme para todos os produtos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário