Da Redação
Duas escolas públicas de Santo André foram palco
das Missões ECOA, atividades escolares feitas ao estilo de uma gincana entre os
estudantes e que tem como intuito promover transformações positivas nos
participantes ao incentivar o protagonismo cidadão. Os alunos das escolas EMEIEF Maria Cecília Dezan Rocha, de
Utinga e EMEIEF Elaine Cena Chaves Maia, do
Jardim Santo Alberto, apresentarão o resultado das intervenções amanhã (23), às 13h30, no Ginásio
Noêmia Assumpção.
Na escola de Utinga, os estudantes criaram o
projeto “Agentes de mudanças - Pequenas atitudes, grandes
conquistas”, com o objetivo
de conscientizar os demais alunos sobre o consumo e o desenvolvimento
sustentável. E para promover seus objetivos, os alunos através da observação e
planejamento conjunto, realizaram exposições artísticas, pintura nos jardins e
nos muros escolares.
Alunos de Utinga desenvolveram trabalho sobre consumo e desenvolvimento sustentável | Foto: Divulgação |
Já no colégio Elaine Cena, o time “Unidos Somos Melhores”
construiu o Mural dos Desafios - nele, cada criança registrou as
dificuldades que encontrou na escola e na comunidade. A partir desse
diagnóstico nasceu o projeto “Adote, Não Compre”
para sensibilizar a sociedade sobre o tema e passar os cuidados
necessários com animais de estimação. Para isso, os alunos estão fazendo
palestra com a veterinária Débora Briques Romani, peça teatral e evento de
adoção.
"Mural dos Desafios" auxiliaram os alunos da EMEIEF Elaine Cena | Foto: Reprodução |
A iniciativa faz parte do Programa ECOA, desenvolvido pela
Evoluir – empresa que há 20 anos trabalha com educação transformadora - em
parceria com o Instituto Alcoa, que tem como objetivo buscar o processo
contínuo de melhoria da qualidade do ensino e fortalecimento da cidadania. O
projeto já beneficiou mais de 20 mil estudantes, que criaram e colocaram em
prática centenas de projetos sustentáveis em suas escolas municipais e
comunidades.
Como funciona
Os estudantes têm que superar os desafios das
missões para avançar nas fases do jogo e finalmente “vencer”. São elas:
Montando o time, etapa onde os alunos criam o símbolo, bandeira e grito de
guerra dos grupos e definem as responsabilidades do trabalho e os acordos de
convivência. Conhecendo nosso pedaço, nessa fase, é hora de prestar atenção nos
arredores da escola para reconhecer os potenciais e belezas locais para entender
o que precisa ser transformado. O Sonho, momento em que os estudantes pensam,
planejam e passam para o papel o sonho coletivo que desejam realizar. Mão na
massa, período de conseguir parceiros dentro e fora das escolas para unir
forças e realizar o projeto de intervenção na prática. Celebrar, nesta etapa os
alunos mostrarão aos apoiadores e demais estudantes da escola todo o processo
dos projetos até o seu resultado final – desafios, avanços e aprendizados. Logo
após as apresentações, os alunos comemoram as mudanças elaboradas e construídas
coletivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário