terça-feira, 22 de novembro de 2016

Alunos de Santo André realizam projetos de mudança social

Da Redação

Duas escolas públicas de Santo André foram palco das Missões ECOA, atividades escolares feitas ao estilo de uma gincana entre os estudantes e que tem como intuito promover transformações positivas nos participantes ao incentivar o protagonismo cidadão. Os alunos das escolas EMEIEF Maria Cecília Dezan Rocha, de Utinga e EMEIEF Elaine Cena Chaves Maia, do Jardim Santo Alberto, apresentarão o resultado das intervenções amanhã (23), às 13h30, no Ginásio Noêmia Assumpção.

Na escola de Utinga, os estudantes criaram o projeto “Agentes de mudanças - Pequenas atitudes, grandes conquistas”, com o objetivo de conscientizar os demais alunos sobre o consumo e o desenvolvimento sustentável. E para promover seus objetivos, os alunos através da observação e planejamento conjunto, realizaram exposições artísticas, pintura nos jardins e nos muros escolares.

Alunos de Utinga desenvolveram trabalho sobre consumo e desenvolvimento sustentável | Foto: Divulgação 
Já no colégio Elaine Cena, o time “Unidos Somos Melhores” construiu o Mural dos Desafios - nele, cada criança registrou as dificuldades que encontrou na escola e na comunidade. A partir desse diagnóstico nasceu o projeto “Adote, Não Compre” para sensibilizar a sociedade sobre o tema e passar os cuidados necessários com animais de estimação. Para isso, os alunos estão fazendo palestra com a veterinária Débora Briques Romani, peça teatral e evento de adoção. 

"Mural dos Desafios" auxiliaram os alunos da EMEIEF Elaine Cena | Foto: Reprodução
A iniciativa faz parte do Programa ECOA, desenvolvido pela Evoluir – empresa que há 20 anos trabalha com educação transformadora - em parceria com o Instituto Alcoa, que tem como objetivo buscar o processo contínuo de melhoria da qualidade do ensino e fortalecimento da cidadania. O projeto já beneficiou mais de 20 mil estudantes, que criaram e colocaram em prática centenas de projetos sustentáveis em suas escolas municipais e comunidades.

Como funciona

Os estudantes têm que superar os desafios das missões para avançar nas fases do jogo e finalmente “vencer”. São elas: Montando o time, etapa onde os alunos criam o símbolo, bandeira e grito de guerra dos grupos e definem as responsabilidades do trabalho e os acordos de convivência. Conhecendo nosso pedaço, nessa fase, é hora de prestar atenção nos arredores da escola para reconhecer os potenciais e belezas locais para entender o que precisa ser transformado. O Sonho, momento em que os estudantes pensam, planejam e passam para o papel o sonho coletivo que desejam realizar. Mão na massa, período de conseguir parceiros dentro e fora das escolas para unir forças e realizar o projeto de intervenção na prática. Celebrar, nesta etapa os alunos mostrarão aos apoiadores e demais estudantes da escola todo o processo dos projetos até o seu resultado final – desafios, avanços e aprendizados. Logo após as apresentações, os alunos comemoram as mudanças elaboradas e construídas coletivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário