sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Abaixo-assinado tenta barrar entrega de título para Bolsonaro

Por Vitor Lima

O vereador Sargento Lobo (SD) pretende conceder o título de Cidadão Honorário de Santo André ao deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC). Lobo protocolou na Câmara Municipal o Decreto Legislativo, que precisa ser aprovado pelos demais vereadores para que a honraria seja entregue a Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República. 

Vereador andreense quer homenagear Bolsonaro | Fabio Rodrigues Pozzebom/AgBr

A postura, sempre polêmica, do presidenciável divide opiniões e parte da população andreense mostra-se descontente com a indicação. O jornalista Valter Bittencourt, 36 anos, organiza um abaixo-assinado (acesse aqui a petição) para pressionar os vereadores a barrarem a entrega do título. “Ele nunca fez absolutamente nada pela cidade que justifique isso”, defende Bittencourt. Na visão dele, a ação é planejada para fazer “palanque eleitoral para ele (Lobo) e para o Bolsonaro”.

Em nove dias, a petição já recebeu o apoio de 6.521 pessoas que se posicionam contra o que seria, nas palavras de Bittencourt, um “ato bizarro”. O jornalista também adianta que no próximo dia 23 deverá ocorrer uma manifestação na Câmara contra a medida.

Procurado pela reportagem do Ponto Final, Lobo disse que muitos munícipes de Santo André o abordavam nas ruas e em seu gabinete solicitando a homenagem ao deputado. “E por eu ser Sargento da Polícia Militar, a categoria faz tal pedido o tempo todo”, conta.

Além dos pedidos recebidos, o vereador usa a corrupção para justificar a ação. “Ele está há oito mandatos na Câmara de Deputados e nunca teve seu nome envolvido em qualquer escândalo de corrupção. Isso eu sei que é uma obrigação, mas estar a tanto tempo no meio de laranjas podres e não se tornar uma delas é sim louvável”, explica.

Lobo também afirmou que mesmo que o abaixo-assinado consiga um grande número de adeptos, não pretende retirar a indicação. “Eu dou título de cidadão para gente honesta, que defende a família e a ordem na sociedade”, diz.

Cidadã honorária devolverá título

A escritora Dalila Teles Veras, que recebeu o título de Cidadã Honorária de Santo André em 2004, é uma daquelas que assinou a petição criada por Bittencourt. Mas Dalila vai além: caso Bolsonaro seja declarado Cidadão Honorário andreense, ela devolverá, em forma de protesto, o título recebido à Câmara Municipal. “Não acho justo prestar uma honraria dessas a alguém que não possui nenhum vínculo com a cidade, jamais sequer aqui pisou e muito menos contribuiu com ela. Trata-se claramente de um ato oportunista e eleitoreiro”, ataca. 

Dalila, Cidadã Honorária andreense desde 2004, promete devolver o título em forma de protesto | Foto: Arquivo

Dalila, que também é proprietária da livraria Alpharrabio, nasceu na Ilha da Madeira, em Portugal, e reside em Santo André desde 1972. “Me constrange e humilha só em pensar que essa mesma honraria que me foi concedida e a tantos outros cidadãos que o mereceram justamente por prestarem serviços relevantes à cidade, seja concedida a alguém declaradamente homofóbico, misógino, racista e preconceituoso, que se posiciona claramente a favor da ditadura e da tortura. Não me sentiria confortável em conviver com isso”, justifica.

*Matéria atualizada em 07/11/2017, às 17h50.



Nenhum comentário:

Postar um comentário