quarta-feira, 3 de julho de 2019

Governo propõe BRT como solução para a mobilidade urbana no ABC

Redação

Nesta quarta-feira (3), durante encontro no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria, acompanhado de demais autoridades, anunciou a implantação do BRT (“Bus Rapid Transit” - Transporte Rápido por Ônibus), como alternativa a Linha 18-Bronze.

A Linha 18-Bronze teria o custo de R$ 6 bilhões, já o BRT R$ 680 milhões, segundo informações divulgadas  hoje (3), durante encontro no Palácio dos Bandeirantes  | Foto: divulgação

"Hoje vamos anunciar um novo modal de transporte metropolitano no ABC. Uma decisão importantíssima do Governo do Estado de São Paulo, depois de vários anos de retardo. Será uma opção de menor custo, de menor tempo, de mais eficiência, de menos manutenção", afirma o governador.

Na ocasião, estiveram presentes: o secretário de Governo, Rodrigo Garcia; secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; prefeito de Santo André, Paulo Henrique Serra; e o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.

 "Apresentamos a solução que vai ao encontro dos anseios da região, pois a Linha 18-Bronze, se nós atualizarmos os custos de obras, teríamos uma obra para ser executada na ordem de R$ 6 bilhões. A solução que vai poder substituir a construção do monotrilho, na ordem de R$ 680 milhões. Uma solução de transporte público eficiente e adequado para a sociedade", destaca Baldy.

Além de ser implementado um BRT na região, a Linha 10-Turquesa, da CPTM, se tornará um metrô de superfície e terá início a contratação do projeto da Linha 20-Rosa, do Metrô, que será alimentada com a demanda do BRT e demais modais da região.

Em agosto deste ano, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentará os dados do projeto com todos os trâmites e cronogramas previstos.

BRT
O BRT do ABC sairá do Paço Municipal de São Bernardo do Campo e levará os passageiros até a Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde, do Metrô.

"Nós não temos no estado de São Paulo um BRT no modelo que foi apresentado aqui hoje. O que estamos apresentando é uma solução com melhor qualidade, superior ao corredor que já existe e é bem avaliado. E o mais importante, atende à demanda do ABC", destaca Garcia.

O BRT pode ser implantado em 18 meses, a partir do início de sua construção, e tem capacidade para transportar até 340 mil passageiros por dia. O sistema terá Centro de Controle Operacional (CCO) e diversas modalidades de serviços. Além das linhas tradicionais, com paradas, será possível operar serviços semiexpressos e expressos. Os ônibus transitam em espaço totalmente separado das outras faixas de rolamento.

Assim, os veículos terão plataforma no nível da entrada dos ônibus, facilitando a acessibilidade e o embarque de pessoas com deficiência; cobrança de tarifa nos locais de embarque; monitoramento por câmeras em estações e terminais, sistema com informação em tempo real pela internet e painéis nas paradas que mostrarão tempo de espera.

Linha 10-Turquesa
 A região do ABC também será beneficiada com os investimentos na Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), da CPTM. Ela será adequada ao padrão do Metrô de qualidade. A partir da próxima quarta-feira (10), haverá troca da frota para trens mais modernos.

Já a sinalização será modernizada e os passageiros também ganharão uma nova estação de trem, a Pirelli. A CPTM assinou, no início deste ano, convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos para a implantação dessa nova estação entre Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava, na Linha 10-Turquesa.

"Essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC", afirma Garcia.

Linha 20-Rosa
Foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Lei de Diretrizes Orçamentárias, autorizando a realização da contratação dos projetos para a Linha 20-Rosa, do Metrô. Ela interligará o bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, à Lapa.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Doria anuncia amanhã destino do metrô no ABC

Por Vitor Lima

O governador de São Paulo, João Doria, anuncia amanhã, às 11h30, o modal de transporte público que ligará o ABC a capital. Há anos, a população da região vive na expectativa da construção da linha do metrô que faria a ligação, mas existe a expectativa de que Doria engavete o projeto do metrô e aposte nos BRT's para a Linha 18.

Foto: Reprodução
Alguns especialistas apontam os BRT's como menos eficiente e inapropriado para o ABC. Vale lembrar que o projeto para a construção do metrô está parada por falta de verbas para a desapropriação de propriedades.


Projeto “Primeiros Acordes” oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais

Por Vivian Silva

Há muitos anos, Caetano Veloso canta: “Como é bom poder tocar um instrumento”. Quem compartilha deste pensamento, mas ainda não tem prática, pode ingressar no projeto Primeiros Acordes, que ocorre desde o fim de 2018, em Rio Grande da Serra, na antiga EMEB Professora Raquel Silveira Monteiro (Rua José Maria Figueiredo, 435, Centro).

As aulas do projeto acontecem as segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, em Rio Grande da Serra | Foto: Igor Preciso

No local, as segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, há aulas de diversos instrumentos musicais, conforme conta o coordenador geral do projeto, Leonardo Cássio de Almeida Silva.

“São três turmas que nós montamos. Cada turma, tem um grupo de instrumentos musicais, é uma formação de orquestra sinfônica. Nós temos uma turma de instrumentos de sopro, da família de instrumentos de madeira, que são saxofone,  tumba... os instrumentos maiores. A segunda turma são instrumentos de metais, que também são de sopro, flauta, clarinete e trompete, são os instrumentos menores. E a terceira são instrumentos de percussão, então, pratos, zabumba e agogô, a gente trabalha com esta linha. Lá não tem, por exemplo, instrumentos de corda”, explica Silva.

Para participar da iniciativa, não é necessário nenhum pré-requisito, apenas vontade de aprender. Interessados devem comparecer ao local, munidos de documento de identidade e preencher a ficha de inscrição. Atualmente, há cerca de 43 alunos, com 20 alunos por turma, no máximo. A faixa etária dos futuros musicistas também é variada, vai dos 15 aos 65 anos.

Cada turma possui um professor titular e um substituto. A metodologia das aulas foi desenvolvida por músicos experientes do ABC, entre eles, está o Victor Fão, que é curador do projeto e componente da Nomade Orquestra.

O Primeiros Acordes é uma parceria da Associação de Presbiterianos Para Inclusão Social e Comunitária em Defesa da Vida (Aprisco), com apoio da Prefeitura de Rio Grande da Serra e patrocínio exclusivo da Unipar.  O projeto integra o Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

De acordo com Silva, a sobrevida do projeto, até dezembro, depende do restante da verba do patrocínio. Apesar da gratuidade das aulas, toda equipe e professores são remunerados. Para o próximo ano, o projeto será inscrito novamente no ProAc.


Supermercado Hirota deve abrir cerca de 250 postos de trabalho em São Bernardo

Redação

A cidade de São Bernardo do Campo receberá até fevereiro de 2020 a estrutura do novo Centro de Distribuição (CD) da rede de Supermercados Hirota, atualmente em fase de instalação em terreno de mais de 26 mil metros quadrados (m2) na Rua Miro Vetorazzo, bairro Demarchi. Com investimento total de cerca de R$ 20 milhões, a expectativa é que as operações do novo CD sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2020. A nova estrutura terá capacidade para abrigar 250 postos de trabalho.

Durante a reunião, foi anunciado o investimento de R$ 20 milhões no novo Centro de Distribuição da rede, em São Bernardo do Campo |  Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Na tarde desta última segunda-feira (1º), a novidade foi confirmada durante reunião entre o prefeito Orlando Morando, o diretor de Operações da rede, Roberto Hirota, o gerente geral, Hélio Freddi Filho, o advogado João Eduardo Barbosa, o vice-presidente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Sussumu Honda, além dos secretários municipais Hiroyuki Minami (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo) e Luciano Eber (Obras e Planejamento Estratégico).

De acordo com Freddi Filho, a maior parte das vagas será preenchida localmente, por meio de parcerias com centros de capacitação profissional. Serão contratados profissionais especializados para atuar na linha de produção alimentícia, além de nutricionistas, chefs de cozinha, entre outros.

“Agradeço a empresa por ter escolhido São Bernardo. Nossa Administração tem compromisso com quem investe no desenvolvimento econômico e na geração de empregos na nossa cidade. Vamos atuar para ajudar em tudo o que for preciso para que a empresa seja bem-sucedida, seja na desburocratização ou na capacitação de mão de obra especializada”, destaca o chefe do Executivo, após o encontro.

Fundada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 1972, a rede de supermercados Hirota já conta com uma loja na Rua Américo Brasiliense, no Centro de São Bernardo, além de outras 16 lojas no Estado e 22 unidades express, inspiradas nas redes de conveniência do Japão. “Agradecemos imensamente pela acolhida e esperamos poder colaborar com o desenvolvimento da cidade”, completa o diretor de Operações, Roberto Hirota. Um dos grandes diferenciais da cadeia de supermercados são os snacks e pratos prontos orientais, muitos de fabricação própria.

Setor varejista
Desde 2017, as redes supermercadistas foram responsáveis pela geração de cerca de 1.750 postos de trabalho em São Bernardo do Campo. De lá para cá, importantes players como Sonda, Cooperativa de Consumo (Coop), Roldão e Vencedor Atacadista iniciaram ou expandiram suas operações no município, aquecendo o mercado varejista local.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Santa Casa de Mauá entrega parte de ampliação das instalações

Da Redação

Para marcar seus 53 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá inaugurou nesta tarde (26 de junho), o novo pronto-socorro e ala de internação com 10 leitos. Com a entrega dessas obras, a capacidade de atendimento será ampliada e 35 novos empregos serão gerados, sendo 20 diretos e 15 indiretos.

De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, a grande novidade do pronto-socorro é a informatização dos serviços, que tornará o atendimento muito ágil e humanizado.

Foto: Divulgação
“Com o novo sistema, o processo interno, desde a entrada do paciente, consulta até os exames e medicação, passa a ser totalmente interligado. Estamos prevendo um aumento de 40% na capacidade de atendimento do pronto-socorro, passando dos atuais 22 mil mensais para 32 mil e a triplicação de nossa capacidade de internação”, comemora o superintendente.

Outro fator positivo está relacionado à sustentabilidade, já que a informatização reduzirá em 30% o consumo de papel e outras 10 mil folhas de filme radiográfico deixarão de ser utilizadas e descartadas no meio ambiente.

A fachada da Santa Casa de Mauá passou por ampla reestilização e, além do design moderno e contemporâneo, traz um grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos para o ambiente interno. A iluminação natural também prevalece sobre o projeto arquitetônico.

O próximo passo da Santa Casa de Mauá será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas. A instituição médica ainda estuda a implantação de uma escola de enfermagem para capacitação profissional.

A Santa Casa de Mauá está localizada na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. 

Vereadores de Santo André aprovam projeto sobre habitação de interesse social

Redação

Elaborado pela Prefeitura de Santo André, o projeto de lei sobre Habitação de Interesse Social, também conhecido como Lei de HIS, foi aprovado por unanimidade, na última quinta-feira (27), pela Câmara Municipal. O objetivo da legislação é combater o déficit habitacional do município, com a possibilidade de maior verticalização em empreendimentos voltados a atender quem espera por moradia na cidade.

Projeto foi aprovado por unanimidade | Foto: Angelo Baima/PSA

"Hoje, Santo André conquistou mais um importante avanço para a produção habitacional do município. Com o aval do Legislativo, a Lei de Habitação de Interesse Social imprime um novo tempo, ampliando as possibilidades para a construção de moradias e permitindo zerar o déficit habitacional na cidade", comemora o prefeito Paulo Serra.

A nova lei trará alterações em relação à atual legislação, que não autoriza edificações acima de quatro andares. As mudanças serão focadas principalmente nas áreas que necessitam de ação do poder público sobre habitação de interesse social, permitindo a construção de até 21 andares. Com a medida, haverá melhor aproveitamento do potencial construtivo das áreas com perfil para projetos de HIS, reorganizando diversos aspectos viários das áreas atingidas pelas ocupações.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Paulo Alves, explica que: “O conceito desta lei vai além da questão habitacional. Outro ponto de destaque, visando minimizar o déficit da cidade, é que estamos trazendo incentivo para que as empresas executem habitação de interesse social, garantindo assim unidades para quem dispõe de menor renda”, conta.

Neste sentido, estão previstos incentivos de 100% no pagamento de outorgas para que as empresas tenham interesse em edificar moradias com prioridade para famílias com renda de zero a três salários mínimos e de 50% àquelas com renda de três a seis salários mínimos. Os recursos gerados sob a nova lei serão depositados no Fundo Municipal de Habitação (FMH) e destinados, exclusivamente, para atendimento às famílias com rendas de zero até três salários mínimos.

Os projetos sob a nova regra deverão contemplar áreas de lazer e jardinagem, elevador e playground, entre outros complementos em sua estrutura.

Entre os aspectos da nova legislação estão a obrigatoriedade de atendimento a famílias “residentes na cidade” que efetivaram seus cadastros no site oficial da Prefeitura; reserva de unidades para atendimento de 20% das demandas das entidades sociais, que não promovem ocupações e outras ações irregulares; vantagens financeiras às empresas que reduzirão seus custos relacionados à promoção de vendas, além do aproveitamento da mão de obra local, gerando empregos e aquecimento da economia com a aquisição de insumos em fornecedores instalados na cidade.

Histórico 
O processo de discussão do projeto de lei começou em 2017, por meio de audiências públicas realizadas nas periferias de Santo André. Em 17 de abril deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego reuniu o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), composto por membros do Executivo, entidades sociais, sindicatos e representantes da construção civil, que aprovou por unanimidade a minuta da nova Lei de Habitação de Interesse Social.

Nova creche é inaugurada em Santo André

Redação

A Prefeitura de Santo André inaugurou a terceira nova creche deste ano, no último domingo (30). A unidade Guaratinguetá II, localizada na Jardim Alzira Franco, terá capacidade para atender 321 crianças, de até três anos. Antes, já foram inauguradas as creches Cata Preta e Mirante II.

Segundo a Prefeitura, até 2020, a estimativa é entregar mais sete novas unidades, zerando assim o déficit de vagas no município. No mesmo terreno deste novo equipamento, será inaugurada em breve a unidade Guaratinguetá I, nos mesmos moldes. Ambas ficam localizadas próximas à Emeief Manoel Campestrini.

A construção de cada creche custa cerca de R$ 6 milhões | Foto: Angelo Baima/PMSA

O novo equipamento abriga sete salas de aula, três berçários, sala multimídia, brinquedoteca e toda estrutura necessária, como lactário e lavanderia. Além do piso térreo, a creche conta com três pavimentos, seguindo o padrão estabelecido pelo programa federal Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil).

"Estamos caminhando para zerar o déficit e muito felizes por mais esta conquista... Além desta nova unidade, vamos revitalizar a creche Alzira Franco, aqui ao lado, dando toda estrutura para a região”, destaca o prefeito Paulo Serra.

A Guaratinguetá II está entre as unidades que estavam com as obras paralisadas devido à falta de pagamento da contrapartida por parte da Prefeitura no programa Proinfância. Sem o investimento do município na obra, o governo federal (FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) interrompeu o envio de recursos para a cidade na gestão anterior.

“Não é fácil fazer dez creches em quatro anos. É a mesma quantidade que fizeram em 20 anos e nós vamos zerar a fila. Poucas cidades da região metropolitana têm este potencial. Grandes e bons equipamentos estão e vão continuar melhorando a cidade", completa o prefeito.

Sete creches seguem sendo construídas simultaneamente: Guaratinguetá I (Jardim Alzira Franco), Jardim Santo André I, Jardim Santo André II, Mirante I, Tamarutaca, Jardim Rina e Parque Erasmo, por meio do programa federal Proinfância, que estabelece ao Ministério da Educação a responsabilidade por 75% dos custos de cada creche, enquanto o município responde pelos 25% restantes. Cada creche será construída com investimento de cerca de R$ 6 milhões.