segunda-feira, 1 de julho de 2019

Nova creche é inaugurada em Santo André

Redação

A Prefeitura de Santo André inaugurou a terceira nova creche deste ano, no último domingo (30). A unidade Guaratinguetá II, localizada na Jardim Alzira Franco, terá capacidade para atender 321 crianças, de até três anos. Antes, já foram inauguradas as creches Cata Preta e Mirante II.

Segundo a Prefeitura, até 2020, a estimativa é entregar mais sete novas unidades, zerando assim o déficit de vagas no município. No mesmo terreno deste novo equipamento, será inaugurada em breve a unidade Guaratinguetá I, nos mesmos moldes. Ambas ficam localizadas próximas à Emeief Manoel Campestrini.

A construção de cada creche custa cerca de R$ 6 milhões | Foto: Angelo Baima/PMSA

O novo equipamento abriga sete salas de aula, três berçários, sala multimídia, brinquedoteca e toda estrutura necessária, como lactário e lavanderia. Além do piso térreo, a creche conta com três pavimentos, seguindo o padrão estabelecido pelo programa federal Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil).

"Estamos caminhando para zerar o déficit e muito felizes por mais esta conquista... Além desta nova unidade, vamos revitalizar a creche Alzira Franco, aqui ao lado, dando toda estrutura para a região”, destaca o prefeito Paulo Serra.

A Guaratinguetá II está entre as unidades que estavam com as obras paralisadas devido à falta de pagamento da contrapartida por parte da Prefeitura no programa Proinfância. Sem o investimento do município na obra, o governo federal (FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) interrompeu o envio de recursos para a cidade na gestão anterior.

“Não é fácil fazer dez creches em quatro anos. É a mesma quantidade que fizeram em 20 anos e nós vamos zerar a fila. Poucas cidades da região metropolitana têm este potencial. Grandes e bons equipamentos estão e vão continuar melhorando a cidade", completa o prefeito.

Sete creches seguem sendo construídas simultaneamente: Guaratinguetá I (Jardim Alzira Franco), Jardim Santo André I, Jardim Santo André II, Mirante I, Tamarutaca, Jardim Rina e Parque Erasmo, por meio do programa federal Proinfância, que estabelece ao Ministério da Educação a responsabilidade por 75% dos custos de cada creche, enquanto o município responde pelos 25% restantes. Cada creche será construída com investimento de cerca de R$ 6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário