Nesta quarta-feira (3), durante encontro no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria, acompanhado de demais autoridades, anunciou a implantação do BRT (“Bus Rapid Transit” - Transporte Rápido por Ônibus), como alternativa a Linha 18-Bronze.
A Linha 18-Bronze teria o custo de R$ 6 bilhões, já o BRT R$ 680 milhões, segundo informações divulgadas hoje (3), durante encontro no Palácio dos Bandeirantes | Foto: divulgação |
"Hoje vamos anunciar um novo modal de transporte metropolitano no ABC. Uma decisão importantíssima do Governo do Estado de São Paulo, depois de vários anos de retardo. Será uma opção de menor custo, de menor tempo, de mais eficiência, de menos manutenção", afirma o governador.
Na ocasião, estiveram presentes: o secretário de Governo, Rodrigo Garcia; secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; prefeito de Santo André, Paulo Henrique Serra; e o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.
"Apresentamos a solução que vai ao encontro dos anseios da região, pois a Linha 18-Bronze, se nós atualizarmos os custos de obras, teríamos uma obra para ser executada na ordem de R$ 6 bilhões. A solução que vai poder substituir a construção do monotrilho, na ordem de R$ 680 milhões. Uma solução de transporte público eficiente e adequado para a sociedade", destaca Baldy.
Além de ser implementado um BRT na região, a Linha 10-Turquesa, da CPTM, se tornará um metrô de superfície e terá início a contratação do projeto da Linha 20-Rosa, do Metrô, que será alimentada com a demanda do BRT e demais modais da região.
Em agosto deste ano, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentará os dados do projeto com todos os trâmites e cronogramas previstos.
BRT
O BRT do ABC sairá do Paço Municipal de São Bernardo do Campo e levará os passageiros até a Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde, do Metrô.
"Nós não temos no estado de São Paulo um BRT no modelo que foi apresentado aqui hoje. O que estamos apresentando é uma solução com melhor qualidade, superior ao corredor que já existe e é bem avaliado. E o mais importante, atende à demanda do ABC", destaca Garcia.
O BRT pode ser implantado em 18 meses, a partir do início de sua construção, e tem capacidade para transportar até 340 mil passageiros por dia. O sistema terá Centro de Controle Operacional (CCO) e diversas modalidades de serviços. Além das linhas tradicionais, com paradas, será possível operar serviços semiexpressos e expressos. Os ônibus transitam em espaço totalmente separado das outras faixas de rolamento.
Assim, os veículos terão plataforma no nível da entrada dos ônibus, facilitando a acessibilidade e o embarque de pessoas com deficiência; cobrança de tarifa nos locais de embarque; monitoramento por câmeras em estações e terminais, sistema com informação em tempo real pela internet e painéis nas paradas que mostrarão tempo de espera.
Linha 10-Turquesa
A região do ABC também será beneficiada com os investimentos na Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), da CPTM. Ela será adequada ao padrão do Metrô de qualidade. A partir da próxima quarta-feira (10), haverá troca da frota para trens mais modernos.
Já a sinalização será modernizada e os passageiros também ganharão uma nova estação de trem, a Pirelli. A CPTM assinou, no início deste ano, convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos para a implantação dessa nova estação entre Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava, na Linha 10-Turquesa.
"Essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC", afirma Garcia.
Linha 20-Rosa
Foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Lei de Diretrizes Orçamentárias, autorizando a realização da contratação dos projetos para a Linha 20-Rosa, do Metrô. Ela interligará o bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, à Lapa.
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