quarta-feira, 17 de julho de 2019

São Bernardo atinge melhor índice de credibilidade financeira da história, com conceito A+

Da Redação

Em mais uma ação de reconhecimento a política de austeridade fiscal adotada pela atual gestão, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, a Prefeitura de São Bernardo do Campo foi contemplada, nesta terça-feira (16), com certificação emitida pela Caixa Econômica Federal que eleva a credibilidade financeira do município para A+. Trata-se do maior índice obtido pela cidade em sua história recente, permitindo assim, a Administração municipal consolidar o equilíbrio financeiro da gestão, como também, contrair novos créditos junto a instituições nacionais para execução de grandes projetos de melhorias de infraestrutura.

Município obteve nota máxima junto à Caixa Econômica | Foto: Gabriel Inamine

O anúncio da elevação da capacidade financeira do município foi feito pelo próprio prefeito Orlando Morando, em solenidade realizada no Salão Nobre do Paço. Na oportunidade, o chefe do Executivo apresentou o documento emitido pela Caixa, por meio da Gerente de Relacionamento Governo e Judiciário da Regional ABC, Bruna Osmak, que certifica o novo índice. O ato contou ainda com a participação dos secretários municipais José Luiz Gavinelli (Finanças), Thais Santiago (Comunicação) e vereadores da base aliada.

Denominado rating, a nota atribuída pela Caixa obedece a uma série de critérios, sobre o que corresponde à capacidade do município em honrar compromissos financeiros. A instituição trabalha com conceitos de ‘A’ (maior índice de aprovação) a ‘E’ (índice de reprovação) e variações de positivo e negativo entre as notas. Quanto maior o conceito, mais facilmente o município consegue acesso ao crédito oferecido pelo banco. Quanto pior, mais empecilhos são colocados – entre eles autorização da União ou do Congresso.

Segundo o prefeito Orlando Morando, a conquista do conceito A + é um marco para a história da cidade que, após 30 meses de gestão, abre um novo capítulo em suas finanças. “Mesmo nos momentos de alto crescimento da economia brasileira, São Bernardo nunca tinha apresentado um rating A+. Isso mostra claramente o rigor que nós temos tido mediante ao controle do gasto público e o respeito ao dinheiro público. Herdamos uma dívida de R$ 200 milhões da antiga gestão que também nos deixou uma nota de D- e com comprometimento e respeito a nossa população hoje podemos dizer que consolidamos um equilíbrio financeiro das contas públicas alcançando o melhor rating do Grande ABC”, afirmou.

Em seu discurso, o chefe do Executivo elencou série de medidas executadas pela atual gestão que permitiram o município atingir esse patamar. Entre as principais ações estão a renegociação de contratos, os cortes de carros oficiais e celulares corporativos, assim como congelamento de 30% de cargos comissionados, redução das horas extras, redução dos imóveis alugados, além da implementação do Programa de Redução Tributária e Nota 1000. “Com essa saúde financeira conseguiremos créditos financeiros que irão se tornar em investimento para nossa população”, ponderou.

Equilíbrio financeiro

Tais resultados, segundo o secretário de Finanças, José Luiz Gavinelli, refletem os esforços empenhados pela atual gestão em executar três frentes de trabalho pautados no controle do gasto público, combate a inadimplência e sonegação fiscal e incremento da receita do município. “Desde o primeiro dia de gestão, com apoio do prefeito Orlando Morando, temos trabalho com base nesses pilares”.

O secretário lembrou ainda que no passado a Prefeitura de São Bernardo já havia obtido elevação do seu rating, de C para B, junto a Secretaria do Tesouro Nacional. “Agora conseguirmos contratar créditos não apenas com instituições nacionais, como também, internacionais”.

Investimento

Atualmente, a Prefeitura de São Bernardo tem atuado nas duas linhas de financiamentos com o objetivo de executar obras nas áreas de Segurança, Habitação e Infraestrutura. Dentre esses projetos, a Administração municipal projeta para os próximos dois meses possível liberação de crédito no valor de R$ 25 milhões, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para melhorias na Segurança Pública do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário