sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Mais de 16% das vítimas fatais no trânsito paulista são idosos

O Dia Internacional do Idoso, celebrado neste sábado (1º), pode ser um marco para reforçar a prevenção de acidentes no trânsito. Pessoas com idade acima dos 60 anos representam 13,2% da população paulista. Os idosos somam 16,4% das 7.303 vítimas fatais e ainda 7,4% (2.655) dos internados, após um acidente no trânsito. A análise é do Observatório Paulista de Trânsito (OPT), do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), com base nos dados mais recentes disponibilizados pelo DataSUS (2014 para óbitos; 2015 para internações).

Idosos representam uma taxa de 21,8 óbitos em acidentes de trânsito a cada 100 mil habitantes no Estado de São Paulo — índice acima da média no Estado (17,1). Já a taxa de internações é de 48,4 em um mesmo cenário.

Num recorte por tipo de vítimas, os atropelamentos são metade das ocorrências dos óbitos de idosos no trânsito paulista (49,2%). Em seguida, aparecem os acidentes como ocupante de veículo (19,9%). Dos internados por acidentes de trânsito, 43,2% também são pedestres vítimas de atropelamentos, seguidos por motociclistas, 19,2%. 

O gerente do Observatório Paulista de Trânsito, Antonio Oka, ressalta a importância da prevenção. “Para mudar esta realidade, é necessário enfatizar ainda mais a consciência no trânsito. Por isso, é importante haver políticas públicas voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana e da sinalização. Os pedestres, por sua vez, devem fazer a travessia na faixa de segurança. Além disso, não custa lembrar que todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança, inclusive no banco de trás”, ressalta. 

Atualmente, há 1.386.332 pessoas com mais de 65 anos habilitadas no Estado de São Paulo (de um total de 22.792.213 condutores). A legislação federal – para esta faixa etária - prevê que a renovação da Carteira Nacional de Habilitação deve ser feita a cada três anos ou em período menor, de acordo com a avaliação médica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário