sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Alunos andreenses recebem óculos gratuitos neste domingo

Exames oftalmológicos foram realizados em setembro  
Na primeira entrega neste ano, 101 crianças receberam óculos
Foto: Diego Barros/PSA
Neste domingo (9), 148 crianças de 37 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs) receberão óculos gratuitos, fornecidos pelo Programa Educando com Visão. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Rotary Club de Santo André - Norte e as óticas Suze. A entrega será realizada, às 9h, no Camp Piero Pollone (Rua Paulino de Lima, 245, Jardim Ana Maria), em Santo André.

Os estudantes beneficiados participaram, previamente, de um mutirão, em setembro, que reuniu 275 alunos do primeiro ano do ensino fundamental, com suspeita de problemas visuais detectados na escola. Então, eles passaram por exames oftalmológicos realizados por médicos, para confirmar a necessidade de óculos. Os casos mais graves foram encaminhados para tratamento especializado.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Maria Helena Marin, “convidamos 495 crianças para participar do mutirão, porém muitos não compareceram, apesar de fornecermos também o  transporte gratuito para o aluno e seu acompanhante”, lamenta.

Ela comenta que o número de ausências costuma ser alto, em torno de 50%, mesmo com o trabalho realizado nas escolas para conscientizar os responsáveis sobre a importância do exame.

O Programa Educando com Visão ocorre desde 2004, mais de 2 mil crianças passaram por exames oftalmológicos e 1,2 mil receberam óculos gratuitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário