terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Novo partido: Raiz nasce sob inspiração do espanhol Podemos

Extraído da Brasileiros

Em meio ao Fórum Social Mundial de Porto Alegre, que reúne movimentos e organizações de esquerda, a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB-SP), lançou na última sexta-feira (23) seu novo partido, o Raiz Movimento Cidadanista.


Erundina, que é filiada ao PSB desde 1997, vem demonstrando crescente descontentamento com sua atual legenda desde o apoio ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Ela critica também a aproximação do PSB com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), de quem seu colega de partido Márcio França é vice.

O novo partido que Erundina pretende criar, no entanto, é de esquerda e tem como princípios o “Ecossocialismo” e o aumento da participação cidadã na política, conforme afirmou Célio Turino, um dos lideres da legenda, em reportagem ao jornal Folha de S.Paulo.

O dirigente também declarou que o partido de esquerda espanhol Podemos, surgido do movimento dos “indignados”, serviu de inspiração. O nome Raiz teria surgido de um discurso de Erundina, no qual a deputada afirmou que os princípios da agremiação atingiam a raiz do Brasil e seus problemas.

Os motivos para a criação do novo partido são vários, entre eles o fato de Erundina, em toda a sua trajetória como deputada, não ter conseguido emplacar a reforma política.

Enquanto a nova sigla não recebe aval do TSE, que exige cerca de 500 mil assinaturas de apoiadores em pelo menos nove estados, a ex-prefeita permanece no PSB. Turino afirma não ter pressa na coleta de assinaturas. Os integrantes da Raiz disputarão as eleições de outubro filiados oficialmente a partidos como a Rede, o PSOL e o PC do B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário