terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Reciclagem é primeiro passo para mudar velhos hábitos

* Por Tarcisio Secoli, economista e secretário de Serviços Urbanos e de Coordenação Governamental da Prefeitura de São Bernardo do Campo

 Assumimos em junho de 2013 o desafio de implementar em toda a cidade o sistema de coleta seletiva porta a porta, que faz parte de um projeto mais amplo de limpeza urbana da cidade com a construção de uma usina para gerar energia limpa a partir da queima do lixo. Esse é um moderno sistema que poucos países puseram em prática para tratar os seus resíduos sólidos.

Na época, a reciclagem estava em torno de 0,9% de todo o lixo coletado em São Bernardo do Campo. Mas esse novo serviço, independentemente da ampla estrutura montada pela Prefeitura, dependia de mais um componente para funcionar: a adesão dos moradores.

E os moradores responderam e estão respondendo. Iniciamos este ano coletando 1,4 tonelada por mês de material reciclado. Isso representa 5,6% de tudo que é descartado pela população. Os números alcançados por São Bernardo são praticamente o dobro das médias estaduais e nacional, de 3%. Trabalhamos para chegar ao fim deste ano reciclando 10% de todo o lixo da cidade.

Reciclar é respeitar e proteger a natureza. Ao adotar esse tipo de atitude evitamos por exemplo que toneladas de materiais sejam despejados no meio ambiente. Para se ter ideia, uma garrafa PET demora aproximadamente 100 anos para se decompor.

Quando a reciclamos, ela vai para a cooperativa, é separada e se junta a outras que, vendidas, contribuem para o sustento de catadores/cooperados. Atualmente, graças à iniciativa de implantação da coleta seletiva porta em porta, cerca de 140 catadores das duas cooperativas montadas pela Prefeitura, no Bairro Cooperativa, tiram seu sustento e o de sua família do material que nós, moradores conscientes, separamos para triagem.

"Reciclar é respeitar e proteger a natureza" | Foto: reprodução
Como educação se aprende desde cedo, faz parte da nossa grade curricular ensinar às crianças conceitos como respeito e preservação do meio ambiente, fazendo com que elas se transformem em replicadoras de ideias para a construção de um mundo melhor. Uma dessas ações é a parceria da Secretaria de Serviços Urbanos com a de Educação no Tempo de Sustentabilidade. Esse projeto tem como objetivo fazer com que os estudantes interajam com a sua comunidade na busca de soluções ambientalmente corretas para problemas locais.

Outros importantes aliados são os agentes ambientais e as atividades ecológicas, realizadas principalmente no Parque Natural Municipal Estoril, por meio de parcerias com a Secretaria de Gestão Ambiental. Essas ações incluem ainda passeios, oficinas, educação ambiental, proteção à natureza e fiscalização.

Com isso, atuamos em várias frentes para mudar velhos comportamentos. Muita gente não toma a iniciativa de reciclar por estar acostumada a velhos hábitos. Por fazer aquilo que faz sempre: jogar tudo junto. Alguém já se perguntou: “Para onde vai o lixo que eu produzo em casa?”
Portanto, separe seu lixo. Os nossos caminhões passam uma vez por semana, de segunda a sábado, das 6h à 1h15. Nos locais em que os veículos não entram nós utilizamos a motolixo, um triciclo que circula três dias por semana recolhendo o material.

Se você mora em condomínio, não tem problema. Fale conosco pelo telefone 4366-3500 que acertamos o recolhimento de materiais em uma frequência maior. Os moradores podem tirar dúvidas e fazer reclamações sobre limpeza urbana, operação bota-fora e reciclagem pelo site sbclimpeza.com.br. A sua crítica e sugestão nos ajuda na administração. Contribua com a cidade. Separe seu lixo seco do molhado. O meio ambiente agradece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário