Está marcado para este sábado (30) o primeiro encontro da Jornada contra as Intolerâncias, iniciativa da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo. O evento tem início às 15h na Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, no Jardim do Mar, e tem como objetivo informar e debater o crescente número de atitudes discriminatórias contra diferentes grupos. A jornada segue durante o ano e ainda está com a programação em aberto.
O primeiro encontro será uma roda de conversa com a participação de coletivos que militam em diversas frentes em favor de uma sociedade mais inclusiva e participativa, tais como o Traço (composto por artistas usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e coordenados pelo Núcleo de Trabalho e Arte – Nutrarte) e os Escritores da Cidade.
Jornada contra a Intolerância começa neste sábado (30) | Imagem: reprodução |
A realização do debate está ligada à ocorrência de ataques motivados por intolerância política e racistas em equipamentos públicos de cultura e universidades de São Bernardo do Campo. Como exemplos, o episódio no qual visitantes viraram obras da exposição Ignobil em Quadrinhos, do artista Dablio C (com foco em crítica social), e reclamações em livro de presença em exibição de filmes (no Cineclube) que têm como tema a homoafetividade.
A Jornada contra as Intolerâncias pretende contribuir para uma mudança de mentalidade e comportamento, com o objetivo de ampliar a discussão saudável de temas polêmicos (como homoafetividade, diferenças ideológicas, racismo). Participarão de programação, durante todo o ano, diversos representantes de segmentos da sociedade, coletivos, a rede de polos culturais e escritores, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário