sexta-feira, 5 de julho de 2019

Prefeitura de Santo André reforça serviço de acolhimento por causa do frio intenso

Redação

Nos próximos dias, ocorre uma força-tarefa com diversas secretarias para aumentar o acolhimento necessário às pessoas em situação de rua. As ações integradas fazem parte da Operação Inverno da Prefeitura de Santo André. O município disponibilizará 140 vagas para acolhimento e, em caso de necessidade, haverá vagas emergenciais para suprir a demanda.     

Munícipe que encontrar uma pessoa em situação de rua, durante o frio intenso, pode ligar para o Centro POP 4427-6207, ou COI  199 | Foto: Alex Cavanha/PSA

Santo André registrará quedas intensas de temperatura. A mínima prevista para a madrugada desta sexta-feira (5) é de 12 ºC e no sábado (6) a mínima será de 7º C.

Representantes das secretarias se reuniram nesta última quinta-feira (4) para traçar estratégias conjuntas de atuação. Uma das definições é que as equipes que fazem abordagem social receberão reforço, conforme conta o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.         

 "Teremos das 18h às 6h mais três carros de apoio para acolhimento de pessoas em situação de rua. Para os que aceitarem auxílio realizamos a oferta de alimentação, local para banho e higiene, além de cobertores”, afirma Delsir.         

Os agentes que atuam no recém-inaugurado Centro de Operações Integradas (COI), central que concentra as câmeras de monitoramento da cidade, auxiliarão as equipes de abordagem na localização de pontos que possam contar com pessoas em situação de rua. 

Já o prefeito em exercício Luiz Zacarias solicita ainda o apoio da população.
“É realmente um trabalho preventivo ao frio rigoroso que está por vir envolvendo as secretarias de Segurança, Defesa Civil  e Cidadania e Assistência Social. Fora isso, já estamos desenvolvendo na cidade campanhas como a do Agasalho, encabeçada pelo Fundo Social de Solidariedade. Mas o nosso pedido é para que a população colabore identificando casos que precisem de ajuda”, destaca.

A orientação para o munícipe que encontrar uma pessoa em situação de rua é entrar em contato em qualquer um dos telefones das equipes do serviço de abordagem social nos números do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Santo André: 4427-6207 e 4432-2182. Outra opção é ligar para o COI pelo telefone 199.           

Para o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Rafael Antonio Teixeira Neves, a colaboração da população é fundamental nestes casos. “Nossa função é o gerenciamento do risco e, para isso, fazemos um planejamento de controle para que, junto com todas as secretarias unidas, possamos atender a população. Nesta época o frio e a baixa da umidade relativa do ar são fatores de alerta. Para isso temos um canal para fazer uma comunicação efetiva com a população, em que alertamos os moradores. Os munícipes que também podem receber nossos SMS e mensagens via WhatsApp pelo número (11) 99584-5372, basta solicitar”, concluiu.

Campanha do Agasalho 
 A partir de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Santo André em parceria com o Fundo Social de São Paulo, a população pode contribuir a partir de doações nas Lojas Solidárias, localizadas nos shoppings Grand Plaza, ABC, Atrium e Shoppinho Santo André. Além dos mais de 330 pontos espalhados pela cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário