sexta-feira, 13 de março de 2015

Secretaria dedicada às mulheres divulga mapa da violência

Região da Vila Luzita é uma das mais violentas  

Por Vivian Silva

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Santo André, única da região no ABC, divulgará, em breve, o mapa da violência contra a mulher no município. De acordo com a secretária da Pasta, Silmara Conchão, a Vila Luzita é uma das regiões mais violentas. Os dados estarão reunidos no livro, intitulado Mulheres de Santo André em pauta, que deve ser lançado em 26 de março, no Prédio do Executivo. 

“O principal desafio é você fazer política pública para mudar cultura”, diz Silmara | Foto: Divulgação

Além das regiões com maior índice de violência contra a mulher, a publicação trará ainda um perfil socioeconômico das andreenses. “Esses dados vão nortear onde a gente tem que investir mais esforços no enfrentamento da violência na cidade”, comenta Silmara.

Com pouco mais de um ano da criação da Pasta, a secretária faz um balanço positivo sobre o trabalho realizado, que tem como missão “promover a igualdade entre mulheres e homens”. As ações na Secretaria de Políticas para Mulheres são divididas em dois pontos principais: o enfrentamento da violência contra as mulheres e o Programa de Equidade de Gêneros, no qual há um trabalho em conjunto com as demais secretarias, para garantir autonomia e direitos das mulheres.

De acordo com Silmara, o machismo é uma barreira para o progresso. “O principal desafio é você fazer política pública para mudar cultura, fazer com que homens e mulheres entendam que uma mudança de cultura é necessária, para a gente ter um mundo mais igual, com justiça social e sem violência”, afirma.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria promoveu o Mês da Mulher, com o tema  “Mulher, Diga a cidade que você quer”. Segundo Silmara, a ideia é fazer as mulheres expressarem seus sonhos e necessidades, para a elaboração de políticas públicas.

Conquistas
Na última segunda-feira (9), a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 8305/14, que trata do feminicídio (morte de mulheres em razão do gênero). A cerimônia da assinatura ocorreu em Brasília e contou com a presença de Silmara, entre outras autoridades.

Para a secretária, “o código penal precisava desse adendo. Agora é cadeia de, no mínimo, de 12 anos de reclusão. Não haverá mais justificativas para crimes de feminicídios em nosso País”, diz.
Além disso, Silmara comemora o lançamento oficial do projeto E agora José?,  implantado no fim do ano passado e lançado, oficialmente, em Santo André, nesta quinta-feira (12). “Autores de violência contra a mulher, que eles (Fórum de Justiça) avaliam que não vai para a cadeia, ele é obrigado a participar de um grupo socioeducativo. Nós temos, hoje, 15 homens encaminhados pela Justiça e se eles não comparecerem são presos”, explica.

Legado
Segundo Silmara a criação da Pasta é uma conquista, que deve servir de exemplo aos demais municípios. “A Secretaria de Políticas para Mulheres veio para ficar e, enquanto, houver uma mulher em situação de exploração, abuso sexual, desigualdade social e discriminação na nossa cidade, essa secretaria tem que existir. Eu sei que estou de passagem, mas deixo o desafio, enquanto tiver a secretaria terão que trabalhar no ritmo, consistência, força e garra que a gente tem hoje”, finaliza.

Obs.: Matéria publicada originalmente na edição 848 do Ponto Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário