Da Redação
Pedidos errados, garçons que demoram para atender, contas acima do que foi consumido são contratempos que podem transformar um almoço, jantar ou happy hour numa experiência desagradável. Se para o consumidor pode gerar desgaste, insatisfação e perda de tempo, para o comerciante muitas vezes significa a perda de clientes e prejuízo à reputação do estabelecimento, principalmente pela rapidez com a qual as informações são compartilhadas por meio de redes sociais.
Foi para aperfeiçoar a dinâmica e aumentar a produtividade de bares e restaurantes que um aluno da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul desenvolveu o GoWaiter App, um aplicativo que permite que os diversos profissionais envolvidos nos processos internos organizem melhor as tarefas e a gestão.
Ferramenta auxilia no cotidiano dos estabelecimentos | Imagem: Divulgação |
Mohamad Mahmoud era estudante do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) quando foi procurado por um conhecido, proprietário de um bar-tabacaria na zona leste da capital. “Ele tinha uma necessidade específica que era dar mais eficiência e rapidez aos pedidos. A partir disso, surgiu a ideia de desenvolver um produto para atender essa demanda, tendo como premissas a eficácia e a facilidade de utilização”, explica.
Com o GoWaiter, garçons podem fazer e transmitir pedidos diretamente para a cozinha, como outros aplicativos já fazem, diminuindo a necessidade de locomoção frequente, por exemplo. Segundo Mohamad, o grande diferencial da tecnologia, no entanto, está nas tarefas administrativas. Uma vez armazenadas em ambiente virtual, as informações possibilitam o controle de vários procedimentos.
“Como os dados são arquivados na nuvem, o gerente ou dono do estabelecimento consegue ter um relatório completo, em tempo real, de todos os pedidos feitos, com informações como produtividade do garçom e itens mais vendidos. O gráfico ajuda a administração a promover funcionários, levando em conta o resultado de seu trabalho, e a estocar mercadorias e ingredientes de acordo com determinado período do ano ou com o volume de saída”, diz Mohamad. “Tudo isso por meio da plataforma Android ou de computadores, para que o controle possa ser feito de qualquer lugar a qualquer hora.”
O aplicativo foi testado com êxito durante três meses no bar-tabacaria e está disponível para venda desde o final de 2016.
Teoria e prática
Formado no segundo semestre de 2015, Mohamad conta que tem certa facilidade para enxergar oportunidades e solucionar problemas. O GoWaiter não foi o primeiro aplicativo que ele desenvolveu: para o trabalho de conclusão de curso, criou um mapa interativo da Fatec São Caetano do Sul para que alunos e professores tivessem acesso em tempo real às atividades e aulas que estivessem ocorrendo em todas as salas e laboratórios da unidade. Já o Mananciais SP foi feito para exibir os dados como volume armazenado, pluviometria do dia e do mês e outros dados das seis represas que abastecem o estado de São Paulo.
Ele afirma que o conhecimento adquirido no curso de ADS foi fundamental para seu processo criativo. “Ideias com potencial de mercado surgem a partir do foco nas necessidades reais. Mas sem o domínio de lógicas de programação e análise de requisitos, por exemplo, é impossível gerar códigos e logaritmos que transformem as soluções para essas demandas em produtos”, avalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário