terça-feira, 8 de agosto de 2017

Aluno da Fatec São Caetano do Sul cria app para administrar bares e restaurantes

Da Redação

Pedidos errados, garçons que demoram para atender, contas acima do que foi consumido são contratempos que podem transformar um almoço, jantar ou happy hour numa experiência desagradável. Se para o consumidor pode gerar desgaste, insatisfação e perda de tempo, para o comerciante muitas vezes significa a perda de clientes e prejuízo à reputação do estabelecimento, principalmente pela rapidez com a qual as informações são compartilhadas por meio de redes sociais. 

Foi para aperfeiçoar a dinâmica e aumentar a produtividade de bares e restaurantes que um aluno da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul desenvolveu o GoWaiter App, um aplicativo que permite que os diversos profissionais envolvidos nos processos internos organizem melhor as tarefas e a gestão.

Ferramenta auxilia no cotidiano dos estabelecimentos | Imagem: Divulgação

Mohamad Mahmoud era estudante do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) quando foi procurado por um conhecido, proprietário de um bar-tabacaria na zona leste da capital. “Ele tinha uma necessidade específica que era dar mais eficiência e rapidez aos pedidos. A partir disso, surgiu a ideia de desenvolver um produto para atender essa demanda, tendo como premissas a eficácia e a facilidade de utilização”, explica.

Com o GoWaiter, garçons podem fazer e transmitir pedidos diretamente para a cozinha, como outros aplicativos já fazem, diminuindo a necessidade de locomoção frequente, por exemplo. Segundo Mohamad, o grande diferencial da tecnologia, no entanto, está nas tarefas administrativas. Uma vez armazenadas em ambiente virtual, as informações possibilitam o controle de vários procedimentos.

“Como os dados são arquivados na nuvem, o gerente ou dono do estabelecimento consegue ter um relatório completo, em tempo real, de todos os pedidos feitos, com informações como produtividade do garçom e itens mais vendidos. O gráfico ajuda a administração a promover funcionários, levando em conta o resultado de seu trabalho, e a estocar mercadorias e ingredientes de acordo com determinado período do ano ou com o volume de saída”, diz Mohamad. “Tudo isso por meio da plataforma Android ou de computadores, para que o controle possa ser feito de qualquer lugar a qualquer hora.”

O aplicativo foi testado com êxito durante três meses no bar-tabacaria e está disponível para venda desde o final de 2016.

Teoria e prática

Formado no segundo semestre de 2015, Mohamad conta que tem certa facilidade para enxergar oportunidades e solucionar problemas. O GoWaiter não foi o primeiro aplicativo que ele desenvolveu: para o trabalho de conclusão de curso, criou um mapa interativo da Fatec São Caetano do Sul para que alunos e professores tivessem acesso em tempo real às atividades e aulas que estivessem ocorrendo em todas as salas e laboratórios da unidade. Já o Mananciais SP foi feito para exibir os dados como volume armazenado, pluviometria do dia e do mês e outros dados das seis represas que abastecem o estado de São Paulo. 

Ele afirma que o conhecimento adquirido no curso de ADS foi fundamental para seu processo criativo. “Ideias com potencial de mercado surgem a partir do foco nas necessidades reais. Mas sem o domínio de lógicas de programação e análise de requisitos, por exemplo, é impossível gerar códigos e logaritmos que transformem as soluções para essas demandas em produtos”, avalia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário