quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Mauá ganha Faculdade de Medicina; inscrições para o processo seletivo estão abertas

Da Redação

O campus da Faculdade de Medicina da Uninove em Mauá já tem data para começar as atividades. As inscrições para o processo seletivo estão abertas no no portal da instituição e vão até 21 de agosto - a taxa é de R$ 90. As aulas estão previstas para terem início a partir de setembro.

Nesta primeira turma serão 50 alunos, que receberão aulas na Rua Alvares Machado, 48, na Vila Bocaina. Desse total, dois alunos receberão bolsas integrais para cursar Medicina na cidade, voltadas para estudantes de baixa renda.

Aulas devem começar em setembro | Foto: Roberto Mourão

A chegada do curso neste semestre faz parte de esforços feitos pelo prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, que articulou para que o campus pudesse ser aberto ainda neste ano. A expectativa inicial era de que os cursos fossem oferecidos apenas a partir de 2018. Entre os pedidos feitos especialmente pelo prefeito Atila, estão ainda o de que a universidade fosse instalada em uma área central e o de que os funcionários contratados fossem, em sua maioria, moradores da cidade.

“É uma grande alegria ver esse sonho se tornar realidade. Lutamos muito para que esse acordo fosse fechado e com a qualidade de vida e respeito pelos moradores da cidade. Queremos garantir melhoria de vida e oportunidades iguais para todos. Esse é o nosso compromisso com a população”, diz Atila.

A portaria que autoriza a parceria entre a Prefeitura de Mauá e a Uninove foi publicada quarta-feira (2) no Diário Oficial da União. Segundo o acordo, fechado por meio de parceria pelo Programa Mais Médicos, os alunos terão acesso à rede pública de Saúde do município para estágio já a partir do primeiro semestre de curso.

O edital determina ainda que a instituição de Ensino Superior repasse de 6% do valor arrecadado com as mensalidades dos alunos à Prefeitura. O montante será utilizado para manutenção e zeladoria de equipamentos da Saúde, entre os hospitais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Os alunos passarão por estágio supervisionado oferecendo serviços a diferentes equipamentos de saúde municipal, de acordo com o semestre cursado. O Hospital Nardini será usado como Hospital Escola, oferecendo mais opções de especialidades e auxiliando assim a melhorar atendimentos e zerar filas de espera que existam atualmente na cidade. As unidades de saúde da cidade e o Programa Saúde da Família também serão atendidas pela parceria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário