quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Concurso estadual de gastronomia será realizado em Santo André

Da Redação

Pela primeira vez, o concurso estadual do Enchefs-SP (Encontro de Chefs de São Paulo) será realizado em São Paulo. Esta etapa, que indica o finalista da premiação nacional, acontecerá dia 5 de setembro, a partir das 9h, no SEHAL (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), à Rua Laura, 214, Centro, Santo André. O evento vai indicar um Chef Profissional e o Melhor Estudante de Gastronomia para o prêmio anual Dólmã, que acontece em novembro, em Fortaleza, no Ceará. 

A etapa estadual do concurso teve 30 inscritos, dos quais três são finalistas. Na fase anterior, os candidatos concorreram com uma única receita de autoria própria ou de releitura da cozinha regional com uma justificativa e o porquê da escolha dos ingredientes. As inscrições foram encerradas em 28 de julho, último dia para o envio da receita junto com o currículo. Os selecionados receberam a notificação por e-mail. 

De acordo com o regulamento, os finalistas terão 1h30 para executar o prato, sendo 1h15 para a preparação, cinco para apresentação e 10 minutos para defesa. O vencedor será eleito por um corpo de jurados, formado por quatro profissionais. 

Para o Melhor Estudante de Gastronomia, as inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto.  Podem participar do concurso acadêmico estudantes universitários, de cursos de culinária e gastronomia. O candidato deve enviar por e-mail a receita de um prato, com foto, de própria autoria ou da cozinha local ou regional, que deve ser acompanhada de uma pesquisa científica.  Serão indicados quatro finalistas, dos quais dois estarão automaticamente inscritos para a etapa final.

“Apostamos em toda iniciativa que incentive o nosso setor, assim como atividades que possam promover o profissionalismo”, explica Roberto Moreira, presidente do SEHAL.

O coordenador estadual do Enchefs-SP, Marcelo Lohmann, disse que o prêmio Dólmã é itinerante, neste ano será em Fortaleza, é considerado a maior premiação do segmento, que foi criada em 2013. “O objetivo do evento é incentivar profissionais e estimular a área acadêmica, além de promover a cultura e o turismo, por meio da gastronomia, já que o evento é realizado a cada ano em um lugar diferente”, acrescenta Lohmann, que também é diretor da LOHS (Lohmann Serviços).

Entre os patrocinadores, o evento conta com a Tramontina, Frigo, Rei da Cutelaria, Quero Idiomas, Don C.Selaimen e Vest Chef. 

Outras informações podem ser obtidas pelos links www.lohs.com.br e  www.enchefs-sp.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário