quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Faculdade de Medicina participa da Feira da Saúde

Da Redação

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizam no próximo sábado (19) a 14ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e promove atendimentos gratuitos à população, com exames, consultas e palestras educativas. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul (Sesaud) ocorrerá das 9h às 17h no Centro de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá da Silva (Avenida Senador Roberto Simonsen, 282, Santo Antônio).

Entre os serviços disponíveis estarão exame de Papanicolau, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e teste de diabetes, além de atendimentos em dermatologia, para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, e em nutrição – com foco na reeducação alimentar.

Feira ocorrerá em São Caetano do Sul neste sábado (19) | Foto: Divulgação

“Esta feira se soma às ações da Sesaud, dentro de sua política de reduzir substancialmente a espera em diversas especialidades médicas, e nos traz um reforço das medidas preventivas”, afirma a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
19) 
O mutirão de saúde contará ainda com palestras e oficinas temáticas sobre ressuscitação cardiopulmonar, uso racional de medicamentos e descarte, e prevenção de doenças como câncer infantil, doenças neurodegenerativas e doenças do aparelho digestivo. Outros temas em pauta são a prevenção de acidentes domésticos, prevenção de quedas de idosos e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

“A Feira de Saúde tem por objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Teremos uma série de atendimentos realizados por alunos dos diversos cursos da FMABC, que estarão acompanhados por professores responsáveis. Esperamos receber cerca 1.5 mil pessoas ao longo do dia e teremos centenas de voluntários entre estudantes, docentes e funcionários da unidade de saúde, que nos ajudarão na realização deste grande evento”, afirma a aluna de Medicina Safire Lima Zambianco, que coordena a 14ª Feira de Saúde ao lado dos também discentes Giovanna Milani, Letícia Pedroso e João Victor Calixto.

Mobilização Discente
A Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina, e conta com participação de ligas acadêmicas que atuam nas mais diversas modalidades assistenciais. Com a participação dos demais cursos da Faculdade de Medicina do ABC, espera-se a atuação de aproximadamente 400 estudantes voluntários, que serão supervisionados por cerca de 30 professores na realização dos atendimentos.

As ligas são compostas por estudantes da faculdade e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência a todas as faixas etárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário