segunda-feira, 21 de maio de 2018

FAPEN cria MBA em parceria com universidade americana

Por Vitor Lima

A Faculdade Pentágono (FAPEN) lançará, em 2019, uma nova opção de MBA voltada aos executivos do ABC. O “MBA Internacional em Estratégia, Liderança e Inovação” foi criado após uma pesquisa realizada com empresas da região e nasce para sanar demandas apontadas por empresários do ABC. As novidades foram apresentadas no último dia 15.

Após analisar as respostas de 164 empresários, os gestores da FAPEN constataram, entre outras coisas, que as competências mais importantes para as empresas são Capacidade de Trabalho em Equipe, Autogerenciamento, Responsabilidade Ética e Poder de Decisão.

Curso nasce para atender demanda das empresas do ABC | Foto: Thaysa Wandeur
Pensando nisso, o MBA foi criado sob três pelares: Gestão Estratégica, Liderança e Inovação. Mas o grande diferencial da pós-graduação é a parceria com a universidade americana Suffolk University Boston, que permitirá a obtenção de duplo diploma aos participantes.

A matriz curricular do curso foi planejada em parceria com as duas instituições. As aulas serão dividias em 12 módulos – destes, dois serão cursados em território americano e outros dois ou três serão cursados no Brasil, mas com docentes da instituição parceira –, com 360 horas de duração.
Carlos Rivera, diretor-geral da FAPEN, avalia que a iniciativa vai “muito além” do que já foi feito na região.

Roberto Lobo, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos entusiastas do curso, explica que no Brasil a maioria dos cursos são planejados de dentro para fora. Ou seja, não leva em conta as demandas do mercado do trabalho.

Lobo aproveitou a ocasião para enaltecer os anseios inovadores da FAPEN. “Nós (brasileiros) estamos longe do desejável em inovação. Temos que lutar para que a inovação seja uma realidade”, afirma.

O representante da Suffolk, Carlos Rufin, ressalta as semelhanças entre o perfil das duas universidades. “Precisamos inovar e nos adaptar ao mercado de trabalho e suas demandas”, defende o educador.

Ainda não está definido quando começa o período de inscrições para o MBA, mas é certo que o número de discentes não será elevado – no máximo 30 alunos.

O acordo entre as duas instituições de ensino também prevê que alunos da universidade americana venham ao Brasil para aprender português na FAPEN e, ao mesmo tempo, para estagiar em empresas do ABC. Para viabilizar este ponto, há também um acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que será a responsável por ligar alunos a empresas.



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