segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Encontro de professores escolhe destaques do Projeto Mind Lab

Da Redação

Professoras da rede municipal de Santo André apresentaram em evento realizado no Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector, na última sexta-feira (23), projetos envolvendo jogos de raciocínio para desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas nos alunos. As escolas selecionadas estão entre as 59 unidades do município que aplicam o Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, empresa líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, que integra jogos de tabuleiro à grade de aulas para mais de 17 mil alunos.

Por meio do jogo de tabuleiro Procurando Dodô, as professoras Juliana Barreto e Vilma Rosa, da EMEIEF Professora Maria Cecila Dezan Rocha, da Vila Sa, promoveram uma atividade que estimulava as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de cartas com fotos de cada aluno, a identificar de forma positiva as diferenças e exercitar a valorização dos indivíduos. Ao final das dinâmicas, as docentes sorteavam um aluno para cuidar do mascote Sa Sa, urso de pelúcia das turmas, por um dia.
Projeto utiliza jogos de raciocínio para o desenvolvimento
emocional dos alunos das escolas municipais | Helber Aggio/PSA

Na EMEIEF Chico Mendes, por sua vez, as professoras Barbara Andréa, Elaine Cristina, Silvia Garcia utilizaram o jogo Hopi! Hopi! Hopi! para que os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental pudessem aprender a importância da coletividade, da cooperação e do respeito mútuo, exercitando a locomoção pela escola de forma organizada e segura. Para isso, foi utilizada a metáfora de ovelhinhas e de uma pastora, em uma atividade em que os alunos usavam máscaras de ovelhas, sendo conduzidos pela professora pela instituição de ensino.

Já a professora Marinete Parizotto, da EMEIEF Prof. Elena Cena Chaves Maia, utilizou o jogo Os animais de Lucas para trabalhar os conceitos da cadeia alimentar para alunos do 2º ciclo inicial. Por meio de histórias e de pesquisas sobre os animais e seus hábitos alimentares, os alunos aprenderam sobre os diferentes tipos de animais aperfeiçoaram o conceito de regras de convivência.

O evento Regional da Práticas Exitosas busca reconhecer boas práticas na utilização da metodologia, que apoia professores na tarefa de fazer com que os alunos transponham o aprendizado para suas vidas e desenvolvam habilidades importantes, como capacidade de trabalho em equipe, empatia, resiliência e pensamento analítico. A primeira colocada, Juliana Barreto Faria, apresentará seu projeto em São Paulo, no dia 14 de janeiro, na sede da Mind Lab, junto a docentes de outras dez localidades de diferentes regiões do país.

O encontro reuniu professores, diretores, formadores, educadores e equipe da Mind Lab. Estiveram presentes também a secretária de Educação de Santo André, Dinah Kojuck Zekcer, a diretora de Educação Infantil e Fundamental Silvia Regina Grokowski Baldijão,e o vice-prefeito do município, Luiz Zacarias. "O jogo é uma das melhores ferramentas para que nossos professores possam ensinar brincando. Essas práticas nos mostram que há sempre formas de nos superarmos", explica Dinah.

"É um privilégio poder promover momentos de trocas como este, em que os professores compartilham experiências inspiradoras com os jogos de raciocínio. Vemos que eles têm sido utilizados de forma original, criativa e profunda para engajar os alunos e transformar a sala de aula em um espaço de construção coletiva do conhecimento e de encantamento", afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5 mil professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados brasileiros.



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