quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Pequenos jovens, grandes empreendedores

Por Reinaldo Simonelli, docente do Colégio Stocco

Tendo em vista complementar a formação acadêmica, social e cultural de nossos estudantes, o Colégio Stocco investe num aprendizado por meio de projetos, proporcionando aprendizagens que vão além da vida escolar e que permitem a estudantes e professores transcenderem os limites que permeiam a sala de aula.

O projeto Pequenos jovens, grandes empreendedores proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor os seus pares, ou seja, os estudantes que estão juntos diariamente em sala de aula, na construção de seus conhecimentos e que compartilham de suas experiências sobre os conteúdos desenvolvidos diariamente, a fim de que os articulem em diferentes situações dentro e fora do ambiente escolar.

O projeto consiste no desenvolvimento de uma empresa com marca independente ou no modo de franquia. Para o desenvolvimento e execução, os estudantes contarão com um montante hipotético de R$ 375 000,00, para gerenciamento de fins administrativos, no que diz respeito à compra ou aluguel de materiais e, assim, garantir o início das atividades profissionais.

Cada equipe deverá ser composta por 4 a 5 estudantes, que deverão dividir as atividades, a fim de que possam equilibrar a divisão das tarefas, respeitando as competências e as habilidades de cada um.
Todo o projeto será realizado ao longo dos dois primeiros trimestres, durante as aulas de Matemática.

Durante o processo, cada grupo deverá elaborar um planejamento estratégico, evidenciando todos os custos necessários para cada etapa do projeto, destacando custos mensais, operacionais, folha de pagamento, projeção de retirada mensal (renda bruta e líquida), assim como a descrição de crescimento da empresa a curto e longo prazo.

A apresentação do projeto será realizada no auditório do Colégio com a presença dos estudantes, coordenação pedagógica e professores.

A avaliação do projeto será constituída por dois momentos: uma das notas refere-se a todo desenvolvimento da equipe, prazos de entrega dos relatórios, organização de conteúdos e articulação dos conhecimentos matemáticos durante a execução do projeto. A segunda nota será atribuída no ato da apresentação, respeitando alguns critérios, tais como: postura durante apresentação do projeto, clareza sobre os objetivos da empresa, elaboração da mídia digital para apresentação ao público; essa segunda nota fará parte da composição de notas do 3º trimestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário