segunda-feira, 6 de março de 2017

Detran permite acessar serviços online com contas do Facebook e Gmail

Da Redação

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece 27 serviços eletrônicos e eles podem ser acessados por meio da conta particular do cidadão no Facebook ou no Gmail. Basta vincular o perfil da rede social com o cadastro realizado no portal do Detran.SP, que tem mais de 10,5 milhões de usuários registrados.

A iniciativa segue a tendência de grandes sites que ofertam a vinculação das contas de e-mail e das redes sociais com um serviço ou conteúdo local. É possível remover o vínculo a qualquer momento, mas vale ressaltar que nenhuma informação do usuário é postada nas redes sociais.

“O Detran de São Paulo oferece essa opção para simplificar o acesso aos seus serviços online. Também foi uma forma de ajudar o cidadão que vivia esquecendo o login e a senha do portal do Detran”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Como vincular as contas 

Para ativar essa facilidade, disponível desde o ano passado, o cidadão deve ter cadastro no portal do Detran.SP e associar as contas. O primeiro passo é se logar no portal, com o CPF e a senha no topo da página inicial, em “Entre ou Cadastre-se”, e, assim que o sistema reconhecer o usuário, clicar na opção “Meu cadastro”.

No campo “Associar contas”, é possível optar por vincular apenas o e-mail do Gmail, a conta do Facebook ou ambas. Basta incluir os e-mails e as senhas utilizados para entrar nessas plataformas. Depois, é só clicar em “Confirmar” para salvar a mudança.

A partir do próximo acesso no portal do Detran.SP, o usuário poderá se logar clicando no ícone “Acesse com sua rede social”, em “Entre ou Cadastre-se”.

Serviços eletrônicos 

No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário