quarta-feira, 15 de março de 2017

UFABC mantém nota máxima em avaliação do MEC

Da Redação

O Ministério da Educação (MEC) publicou no dia 8, no Diário Oficial da União, os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior brasileiras. Pela quinta vez consecutiva, a Universidade Federal do ABC (UFABC) obteve a nota máxima na avaliação (5). Além disso, saltou do 9º para o 6º lugar no ranking das melhores universidades do Brasil – entre 232 universidades e institutos. Entre as 63 universidades federais, ocupa o 5º lugar. Ao todo, foram avaliadas 2.111 instituições de ensino superior.

Universidade do ABC é a sexta melhor universidade do Brasil | Foto: Vitor Lima

Segundo o reitor da UFABC, prof. Dr. Klaus Capelle, a "nota do Enade reforça que o projeto de ensino interdisciplinar da UFABC foi uma escolha acertada. Quando tínhamos apenas seis anos de existência despontamos pela primeira vez na lista do MEC das melhores instituições públicas, e desde então nos mantivemos com nota máxima, ano após ano”. 

A UFABC participa dessa avaliação desde 2011 e sempre esteve situada na faixa mais alta do IGC (5). Dentre o restrito grupo de 11 universidades que obtiveram a nota máxima, a UFABC é a mais nova, com apenas 10 anos de atividades acadêmicas. 

Universidades com nota máxima (5) no IGC/MEC 2015
Nome da IES
Sigla
UF
Ranking
Fundação
Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP
SP
1966
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFRGS
RS
1934
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
MG
1927
Universidade Federal de São Paulo
UNIFESP
SP
1933
Universidade Federal do Rio de Janeiro
UFRJ
RJ
1920
Universidade Federal do ABC
UFABC
SP
2005
Universidade Federal de Santa Catarina
UFSC
SC
1960
Universidade Federal de Viçosa
UFV
MG
1922
Universidade Federal de Lavras
UFLA
MG
1908 (ESAL)
1994 (UFLA)
Universidade Federal de São Carlos
UFSCAR
SP
10º
1968
Universidade de Brasília
UNB
DF
11º
1962

O MEC divulgou, ainda, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes ao ano de 2015. A Universidade obteve, também, notáveis distinções no Enade, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Nessa edição, foram avaliados os seguintes cursos: Políticas Públicas (2ª melhor nota), Relações Internacionais (3ª melhor nota) e Ciências Econômicas (10ª melhor nota). 

“Todos os três obtiveram nota máxima e estão entre os melhores cursos da sua respectiva área. Esse resultado mostra que a área das ciências humanas e sociais da UFABC, que é mais nova na universidade que a área das exatas e tecnológicas, já está atingindo o mesmo patamar de excelência dos cursos mais antigos”, afirmou Capelle.




Nenhum comentário:

Postar um comentário