quarta-feira, 27 de março de 2019

Representante educacional da Unesco procura parceiros no ABC

Por Vitor Lima

A Associação das Escolas Particulares (AESP) reuniu diversos diretores de escolas particulares e públicas na manhã de ontem (27), em Santo André. Na ocasião, a entidade, presidida por Oswana Fameli, trouxe a coordenadora nacional do Programa das Escolas Associadas da Unesco no Brasil (PEA), Myriam Tricate.

O encontro foi organizado com o intuito de que mais instituições do ABC façam parte da iniciativa. Myriam apresentou o projeto (que reúne 11 mil escolas, de 180 países), que se baseia nos conceitos da Unesco e tem como prioridade difundir a “cultura de paz”.

Oswana Fameli (verde) e Myryam Tricante (terceira, da direita para a esquerda)
junto com a diretoria da AESP | Foto: Vitor Lima

As escolas que se associam ao PEA podem ser contempladas com materiais didáticos, além de terem acesso a uma rede de troca de conhecimento pedagógico. A rede pode atuar, também, como intermediadora entre escolas públicas e instituições privadas para o financiamento de projetos.

Como contrapartida, as instituições precisam preencher somente dois requisitos: apresentar, em março, cronograma de ações para o ano compatíveis com os valores da Unesco e entregar, em novembro, relatório que detalhe os resultados obtidos.

Myriam lembra que muitas escolas, antes de conhecer o projeto com mais profundidade, têm a impressão de que, ao se filiar à rede, terá sua autonomia pedagógica ferida. A coordenadora rechaça essa impressão e faz questão de ressaltar: "não há nenhuma interferência".
Myriam citou os benefícios do programa | Foto: Vitor Lima
Em sua fala, Oswana comentou que as escolas devem estar, mais do que nunca, engajadas na implantação da cultura de paz e destacou que o PEA pode ser uma importante aliado nessa missão.

A coordenadora do programa agradeceu a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Unesco e seguiu a mesma linha de Oswana. “Eu me sinto muito à vontade para oferecer (a associação), porque vale muito a pena”, conclui. Mais informações sobre o programa podem ser obtidos em https://www.peaunesco.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário