sexta-feira, 22 de março de 2019

São Bernardo do Campo ganha o título de “Município de Interesse Turístico”

Da Redação

A cidade de São Bernardo do Campo recebeu, nesta última quarta-feira (20), o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A honraria foi entregue pelo governador João Doria ao prefeito Orlando Morando, em ato oficial no Palácio dos Bandeirantes, acompanhados de autoridades, e representantes de outros 42 municípios que receberam o MIT.

Com o título de MIT, nas mãos de Morando, cidade terá aporte para investimentos no setor de turismo de R$ 700 mil/ano  | Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo do Campo conquistou oficialmente em fevereiro, após aprovação, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A conquista assegura o aporte anual de cerca de R$ 700 mil por parte do Governo do Estado de São Paulo voltado para projetos turísticos, além de alçar a cidade a patamar diferenciado para pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.

Na ocasião, Morando destacou os benefícios que o município obterá com o MIT. “Aquecer a economia, fomentar novos negócios, estimular o comércio local e, principalmente, valorizar nossas riquezas naturais. Trabalhar de maneira criativa, desenvolvendo o turismo como uma atividade econômica é uma grande conquista”, afirma.

Com o reconhecimento, São Bernardo passa a integrar o grupo hoje composto por 140 municípios do Estado que contam com o título. Para isso, a cidade cumpriu todos os requisitos estipulados pela secretaria de Turismo estadual, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a formulação de um Plano Diretor do segmento, Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta Turística. A cidade também foi contemplada por dispor de uma ampla rede de hospedagem e alimentação, entre outras exigências.

O planejamento do município agora será trabalhar pela construção de Centro de Turismo, além de seguir aprimorando o Turismo Industrial, que já integrou 15 mil visitantes entres as plantas industriais da cidade.

O governador João Doria ressaltou que o Estado continuará investindo em políticas para o setor do Turismo. “É uma atividade assertiva e pode ser muito bem explorada. Vamos trabalhar com critérios, fiscalizando para que os municípios, que, aqui, foram contemplados apresentem planos e façam plataformas de ações”, destaca Doria.

Além do prefeito Orlando Morando, o município de São Bernardo do Campo foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, o diretor de Turismo, Fernando Bonísio, e integrantes do Comtur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário