sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Faturamento dos pequenos negócios do ABC cresce 24,5%

Da Redação

As micro e pequenas empresas (MPEs) do ABC fecharam o primeiro semestre deste ano com aumento de 24,5% no faturamento em relação a igual período do ano passado. O resultado reverte uma tendência de queda da receita real nas MPEs da região, o que vinha ocorrendo desde o início do mau momento econômico do País. Os setores da indústria e serviços, com presença mais expressiva na região do ABC, tiveram um desempenho bem mais modesto.

O salto de faturamento das MPEs do ABC, de 24,5% sobre os primeiros seis meses de 2017, deve-se à recuperação da economia e o fato de a base de comparação ser muito fraca, pois o primeiro semestre de 2017 apresentou o menor faturamento real, em índice, desde janeiro de 1999, início da série histórica do levantamento no ABC.

No estado, o crescimento das MPEs foi de 4,4%. O comércio apresentou o melhor resultado na mesma comparação, com crescimento de 10,9% no faturamento. Na contramão, a indústria e os serviços ficaram no terreno negativo e cada setor registrou queda de 1,2%. A receita total do universo das MPEs foi de R$ 366 bilhões no semestre. As informações são da pesquisa Indicadores, do Sebrae-SP, e no cálculo já está descontada a inflação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário