A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (7) as atividades do programa Escola de Pais. O principal objetivo da iniciativa é criar ambiente em que os pais sintam-se à vontade para conversar abertamente sobre relacionamento familiar, assunto que nem sempre gera conforto ao responsáveis pelas crianças.
Programa organizará reuniões entre educadores e pais | Foto: Ricardo Cassin/PMSBC |
Entre os assuntos que podem ser abordados ao longo das reuniões estão a educação e cuidados básicos com a criança, as fases do desenvolvimento infantil e seus comportamentos, além de sentimentos infantis esperados em cada fase, alimentação saudável e promoção da saúde, cidadania, adolescência, drogas e sexualidade, entre outros temas.
Tanto os pais quanto as equipes escolares podem sugerir demandas, além de dar sugestões e ideias tendo como objetivo a melhoria das relações entre a escola e família. A dinâmica do Escola de Pais deve contemplar rodas de conversa ou palestras, utilizando-se de apresentações de vídeos, músicas, dinâmicas de grupo, debates de ideias e estudos mais aprofundados dos temas.
Os facilitadores poderão ser os próprios profissionais da rede, além de profissionais que poderão participar de forma voluntária - psicólogos, nutricionistas, advogados e profissionais da saúde.
Estímulo
Para o prefeito Orlando Morando, a aproximação da escola com os pais é um ponto importante para a consolidação dos projetos educacionais da cidade. “A Administração quer ampliar a integração entre as escolas e os pais. Os responsáveis tem todo o direito de conferir a qualidade do ensino oferecido na cidade”, destaca. O chefe do Executivo acrescentou que o contato com os pais será constante. "Pretendemos institucionalizar a relação. É algo que faz parte do plano de governo que apresentamos", prossegue Morando.
A secretária de Educação, Silvia Donnini, por sua vez, elencou outros objetivos do programa Escola de Pais. “O núcleo dessa iniciativa é o de facilitar a promoção da educação integral da criança. O estímulo da família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno é importante neste processo”, comenta.
A titular da Pasta acredita também que o contato mais próximo com os pais vai colaborar para os responsáveis entendam as mudanças no comportamento dos alunos da rede municipal. “Queremos proporcionar aos pais maior conhecimento e compreensão sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente”, complementa a secretária.
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