quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A sociedade que busca a segurança nas armas afasta-se da cultura da paz

Por João Clemente de Souza Neto

Clássicos da sociologia, como Durkheim, Merton e Foucault, descrevem que a sociedade está organizada em torno do crime e que parte de sua produção e de suas ações acaba justificando o crime. Há, na sociedade contemporânea, um conjunto de ações e de estruturas sociais e culturais que fortalecem a prática da violência e da criminalidade. Esta cultura e pedagogia são endêmicas e já tomam conta de boa parte das instituições. Já não é uma questão individual, mas social e institucional.

"As políticas armamentistas demonstram sempre a expressão do fracasso das políticas de Estado e da diplomacia", afirma Souza Neto | Foto: reprodução
As políticas de armamento no mundo inteiro têm mais propiciado a violência do que a paz. Os fabricantes de armas estão mais preocupados com o lucro do que com o desenvolvimento humano. Até o momento, não é possível afirmar que mais armas sejam sinônimo de segurança e de tranquilidade. O que temos constatado é o sofrimento, a dor das famílias e das comunidades, e a ampliação do ódio. As políticas armamentistas demonstram sempre a expressão do fracasso das políticas de Estado e da diplomacia. No Ocidente, a maioria dos gastos públicos com segurança e com as vítimas da violência ultrapassa os gastos com a educação.

Muitas pessoas defendem a legalização do porte de arma como meio de redução de conflitos e do preço dos armamentos, porém, não há um caminho absolutamente seguro para a construção ou a manutenção da paz. Uma coisa é certa: não será pelo caminho das armas. O caminho para a paz se constrói com a redução da desigualdade social e a educação e não com decretos sobre armamentos.

*João Clemente de Souza Neto possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciências Sociais, e pós-doutorado em Sociologia Clínica. É professor, pesquisador e orientador no programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.



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