quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Fotógrafo do ABC apresenta exposição de fotos na Espanha

Da Redação

A Universidade de Salamanca, na Espanha abriu nessa semana a Exposição de Fotografias intitulada “Arquitetura Colonial Brasileira (1500-1822)”, com 40 imagens do fotógrafo Marcos Sanchez, residente do ABC. Essas fotos selecionadas concorreram com mais de cem outras inscrições na convocatória que o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca realiza por meio de seu programa anual de Residência Artística.

Foto: Divulgação
As fotografias que formam a exposição em Salamanca foram tomadas em janeiro de 2016 e junho de 2017 na cidade de Paraty, Rio de Janeiro, em setembro de 2017 na cidade de Diamantina e em 2018 na cidade de Tiradentes ambas em Minas Gerais e, por fim ainda em 2018, em Salvador, na Bahia. As  imagens retratam, nas quatro cidades, suas ruas de pedra e o estilo Colonial presente em suas fachadas. Entretanto, as construções do Pelourinho, com paredes coloridas e molduras brancas nas portas e janelas, se diferenciam das outras três cidades, que têm, em comum, edifícios com paredes brancas e cores variando nos batentes das portas e nas janelas das casas.

Marcos Sanchez, engenheiro eletrônico de formação, iniciou na fotografia como uma forma de registrar as suas viagens. Mas em 2012, com sua entrada no Fotoclube ABCclick, aperfeiçoou sua técnica e linguagem visual, alcançando participação e prêmios em Salões de Fotografia, diversos outros concursos e convocatórias pelo Brasil.

Foto: Divulgação 

Sanchez afirma que a “engenharia ficou no passado” sendo que agora ele se dedica a desenvolver imagens para o mercado de decoração e impressão Fine Art. O fotógrafo também ministra cursos de fotografia e tratamento de imagens, e atua como colaborador exclusivo da iStock/Getty Images.

A exposição pode ser visitada na Sala de Exposições, com entrada livre, no Palácio de Maldonado, Plaza de San Benito, 1 – em Salamanca, Espanha, aberta até 15 de março de 2019.

Marcos Sanchez afirma que quer ainda fotografar outras cidades históricas brasileiras como Ouro Preto, Mariana e Congonhas, todas em Minas Gerais, e Pirenópolis, em Goiás; ou Olinda, em Pernambuco. “Sem dúvida, esse trabalho está apenas começando, mas, mesmo assim, essas imagens permitem que qualquer visitante desta exposição na Espanha aprecie a beleza e o bom estado de preservação de uma parte significativa da arquitetura do período colonial brasileiro, através de meus olhos e do tratamento de imagens em que privilegiei as cores e características dessas cidades do Brasil”, conclui Sanchez.

Veja o comunicado oficial da Universidade de Salamanca:

http://www.cebusal.es/resultado-da-residencia-artistica-de-fotografia-2019/?lang=pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário