quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Jornal Fanfulla é relançado no Dia do Imigrante Italiano

Da Redação

O Jornal Fanfulla, um dos mais antigos veículos de comunicação de São Paulo, será oficialmente relançado nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro -- Dia Nacional do Imigrante Italiano --, num evento na sede do CIEE em São Paulo que contará com a presença do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Fillipo La Rosa.

Criado em 1893, o Fanfulla nasceu como porta-voz da comunidade italiana de São Paulo, que no final do século XIX e primeira metade do século XX chegou a representar 40% da população da cidade. Desde essa época, a capital paulista recebeu novas levas de imigrantes de diferentes origens – no total, cerca de 3,8 milhões de imigrantes de mais de 70 de nacionalidades se fixaram em São Paulo.

Esta nova fase é marcada pela transição do Fanfulla para uma nova estratégia editorial, que contempla a São Paulo multicultural que resultou da convivência e interação de todas as comunidades de imigrantes, sem deixar de privilegiar a forte influência italiana na formação da identidade paulistana.

O passo inicial foi dado em 4 de fevereiro, quando entrou no ar o novo site do Fanfulla, com notícias, articulistas convidados, entrevistas e agenda de eventos, além de presença nas principais redes sociais. A cobertura dá destaque a temas como urbanismo, tendências, serviços, empreendedorismo, gastronomia, comportamento e outras discussões relevantes envolvendo a cidade, reforçando o objetivo de tornar o Fanfulla um veículo voltado a todos os paulistanos, independentemente de sua origem.

Mais adiante, estão previstos o lançamento de uma edição impressa e distribuição quinzenal gratuita, em pontos estratégicos da cidade e para assinantes.

A nova linha editorial e a reformulação como um todo estão sendo conduzidas pela MediaLink Comunicação Corporativa, do jornalista Adhemar Altieri. A construção do novo site e a reformulação gráfica estão a cargo da Editora Camarinha, de Píndaro Camarinha, ex-Veja e Exame. O jornalista José Eduardo Barella, com passagens por alguns dos principais veículos da grande mídia, é o responsável pela edição do novo site.

“É um desafio e um privilégio participar da missão de levar adiante a tradição e a bela história de 126 anos do Fanfulla”, afirma Altieri. “O jornal surgiu quando São Paulo era considerada uma das principais cidades ‘italianas’ do mundo, uma realidade hoje refletida não só nas raízes e sobrenomes da população, mas no jeito de ser do paulistano, fortemente influenciado pela presença dos italianos. Por isso a evolução natural do Fanfulla é o novo foco: o cidadão paulistano de todas as origens”, acrescenta Altieri.

Os direitos de uso da marca Fanfulla foram adquiridos no final de 2017 por um grupo de empreendedores baseados no Paraná e em São Paulo. A aquisição inclui direitos sobre o uso do nome Fanfulla em qualquer atividade. O acervo do jornal, que foi diário até 1965, futuramente será digitalizado e disponibilizado para pesquisas.

O empresário Márlon Bueno, com experiência na área comercial ligada à construção civil, idealizou o projeto e liderou a negociação e compra da marca.

“Pesquisamos muito o potencial do público que queremos atingir, inclusive com um produto que inclui uma versão impressa em tempos cada vez mais digitais. Temos a convicção de que um projeto jornalístico diferenciado e dirigido será uma novidade muito bem recebida pelos paulistanos”, afirma Bueno, que será o CEO e diretor comercial do Fanfulla.

Também é sócio-proprietário do projeto o empresário Sérgio Prestes, empreiteiro da construção civil. O terceiro sócio-proprietário é o empresário, neurocirurgião, advogado e amante da gastronomia Marcelo Sader, com 20 anos de atuação na área médica.

No evento de relanamento, às 10h desta quinta-feira, dia 21, no CIEE, será anunciado o conselho consultivo do Fanfulla, integrado por notáveis e intelectuais paulistanos, para interagir com os novos proprietários da marca, aconselhando e contribuindo para orientar o desenvolvimento do veículo.

Dia do Imigrante Italiano

O relançamento do Fanfulla ocorre numa data histórica para a comunidade italiana. Desde 2008, após a promulgação da Lei nº 11.687, o Dia Nacional do Imigrante Italiano é celebrado anualmente no dia 21 de fevereiro em todo o território brasileiro.

A data é uma referência à chegada ao país de cerca de 380 camponeses italianos, trazidos pelo navio La Sofia, em 21 de fevereiro de 1874. Os imigrantes que por aqui chegaram a partir de 1874 deram origem a uma das maiores colônias italianas no exterior, com mais de 22 milhões de imigrantes e descendentes, espalhados principalmente pelas Regiões Sudeste e Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário