segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

‘Operação Fluidez’ reduz tempo de percurso nos horários de pico em Santo André

Da Redação

A Operação Fluidez, iniciativa do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) que destaca agentes em locais estrategicamente posicionados e estrutura para reordenar o fluxo de veículos, reduziu o tempo de percurso no trânsito nos horários de pico da manhã e da tarde em até 45%, de acordo com medição e volumetria realizada diariamente. Para se ter uma ideia da efetividade do trabalho, o trajeto feito entre o Viaduto Acisa e a Praça Engenheiro Roldão dos Santos Ferreira, que antes era realizado em 45 minutos, agora é feito em apenas 16 minutos, uma queda de 35% apenas neste ponto. 

Foto: Alex Cavanha/PSA
As equipes do DET são divididas em dois turnos, vespertino e noturno, onde são destacados 29 agentes em 17 viaturas e contam ainda com estrutura logística que contempla a utilização de 80 cavaletes e 70 cones de trânsito. As principais vias e corredores de trânsito da cidade são contemplados nesta operação, destacando para os eixos da avenida Ramiro Colleoni, rua Venezuela, avenida Prefeito Justino Paixão, rua Álvares de Azevedo, Praça Engenheiro Roldão dos Santos Ferreira viaduto Ângelo Gaiarsa, rua Coronel Alfredo Fláquer, rua Elisa Fláquer, rua Delfim Moreira, avenida Portugal e o eixo Perimetral.

Em sintonia com esta ação, o DET realiza ainda a readequação do tempo semafórico, com ajustes de sincronismo e no tempo de abertura destes equipamentos. A operação conta ainda com o apoio de três guinchos que dão suporte em casos de chamados de urgência, além da Central de Monitoramento de Trânsito (CMT), que atua com sistema independente de semáforos sincronizados e inteligentes, trabalhando em tempo real com reajustes de tempo e monitorando cruzamentos na cidade.

O trabalho de implementação da Operação Fluidez se deu, inicialmente, com um minucioso estudo e contagem volumétrica dos veículos nas principais vias da cidade. Após esta medição, foi realizada uma estruturação das equipes de agentes de trânsito e definidos os principais pontos estratégicos para a área de atuação, que podem variar diariamente conforme a dinâmica do trânsito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário