quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Novo secretário do Consórcio viaja a Brasília em busca de recursos

Por Vitor Lima

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Edgard Brandão Júnior, embarcou hoje pela manhã (27) para Brasília. Na bagagem, a missão de angariar recursos para a região, especialmente para a implantação do Parque Tecnológico de Santo André, que atenderá toda a região. O executivo se reuniu com o diretor de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, João da Rocha Filho.

Além da busca por recursos, a viagem também se fez necessária, na opinião de Brandão Júnior, para retomar contatos com os membros do governo federal, já que a mudança de governo trouxe novos representantes.
Brandão Júnior, o mais à frente do lado esquerdo, participou de reunião no Ministério
de Desenvolvimento Regional na tarde de hoje (27) | Foto: Reprodução Facebook
“Nós vamos fazer uma apresentação do Parque Tecnológico e tentar articular outros contatos em outros segmentos dentro do Ministério. Antes você tinha o extinto Ministério das Cidades e você sabia com quem falar”, relatou o secretário-executivo ao Ponto Final antes de embarcar.

Financiamento externo não está descartado

Brandão assumiu o cargo no Consórcio Intermunicipal, no início do mês, por indicação do presidente do órgão e prefeito de Santo André, Paulo Serra. Antes disso, ele trabalhava na busca de financiamentos para a Prefeitura de Santo André e participou da viabilização de financiamentos estrangeiros para a cidade, como na liberação da verba de US$ 25 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para um pacote de obras de mobilidade urbana.

Caso não obtenha sucesso na busca de recursos para a implantação do Parque Tecnológico, junto ao governo federal, o executivo afirmou que estuda usar a mesma estratégia e buscar verbas no exterior para tirar o projeto do papel. “Se a gente não conseguir (financiamento) com a União, a gente tentará um banco internacional também”, revela.

O projeto do Parque Tecnológico é visto como muito importante, para o desenvolvimento econômico do ABC por Brandão. Ele entende que a região não pode continuar refém das indústrias automobilísticas e químicas, e deve apostar na chegada de empresas de tecnológica, de menor porte, mas que trabalhem com alto valor agregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário