quarta-feira, 3 de abril de 2019

ABC conquista descentralização na distribuição de medicamentos de alto custo

Da Redação

A cidade de São Bernardo registrou nesta quarta-feira (3) uma importante conquista no que tange os serviços de Saúde do município: a descentralização da farmácia de alto custo. O decreto que oficializa a unidade do Poupatempo de São Bernardo para a retirada de medicamentos de alto custo para os moradores da cidade foi assinado, no Palácio dos Bandeirantes. A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, da deputada estadual Carla Morando, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e dos secretários Coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana) e Delson José Amador (Transportes e Vias Públicas). Atendimento será iniciado em até 30 dias.

Pleito antigo da população do ABC, descentralização recebeu
o aval do governo do Estado hoje (3) | Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

“A descentralização da farmácia de alto custo é uma demanda antiga dos moradores do ABC. Ainda como presidente do Consórcio Intermunicipal, levei este pedido ao ex-governador Geraldo Alckmin, que havia autorizado a realização de um projeto piloto em São Bernardo, em março de 2018. A ação foi aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde e só agora, com o governador João Doria, conseguimos essa importante conquista para São Bernardo. O atendimento será feito em parceria com a Prefeitura. Tenho certeza de que esta ação levará muito mais qualidade de vida e respeito à população”, afirma o prefeito Orlando Morando.

O chefe do Executivo acredita que esta medida poderá ser estendida para outras cidades da região. “É natural que se cumpra todo o trabalho feito pelo Consórcio e que a descentralização seja expandida para outros municípios. Entretanto, neste primeiro momento, a medida, além de beneficiar diretamente os moradores de São Bernardo, também contempla os demais pacientes, pois haverá a redução do número de pessoas para a retirada dos remédios no Hospital Mário Covas”, complementa Morando.

Distribuição 

Aproximadamente de 12 mil pacientes de São Bernardo poderão retirar os seus medicamentos da unidade do Poupatempo, no Centro. Este número corresponde a 35% do total de pacientes atendidos mensalmente pela farmácia de alto custo localizada no Hospital Mário Covas, em Santo André, que hoje atende mais de 35 mil pacientes por mês. 

Novo Centro de Operações

Na solenidade de hoje, o governador João Doria e o prefeito Orlando Morando também assinaram um protocolo formalizando o Centro de Operações Integradas de Combate ao Crime (COICC) de São Paulo. O novo equipamento ficará instalado na Avenida Redenção, no Centro, e será entregue à população em agosto. O espaço receberá o Baep (Batalhão Especial da Polícia Militar) e abrangerá as operações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil Municipal e Estadual.

“A reforma do novo espaço está sendo viabilizada pela iniciativa privada, com praticamente custo zero para a Prefeitura e o Governo do Estado. Temos apoio do setor privado tanto para a reformulação do local quanto para a compra dos equipamentos”, diz Morando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário