Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) identificou 57 tipos de ovos de chocolate destinados ao público infantil que apresentam algum tipo de publicidade abusiva. O levantamento foi feito de 20 a 29 de março em sites que vendem ovos de Páscoa. O Idec enviou uma carta notificando todas as marcas e aguarda uma resposta.
A análise dos produtos foi feita com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na Resolução nº 163 de 2014 do Conanda | Foto: Marcelo Camargo/ABr |
Entre as práticas ilegais foram verificadas a utilização de linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores; personagens ou apresentadores infantis; desenho animado ou de animação e promoções com brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil.
Para a nutricionista e líder do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Ana Paula Bortoletto, apesar de a Páscoa ser uma data celebrada por muitas religiões como um período de reflexão e trocas entre as famílias, infelizmente a época se transformou em mais um momento para o consumismo desenfreado.
“A publicidade dirigida ao público infantil estimula o consumo e ainda pode colocar a saúde das crianças em risco. Este ano, mais uma vez, pudemos constatar que essas práticas ilegais ainda se repetem”, afirma.
Publicidade abusiva
A análise dos produtos foi feita com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na Resolução nº163 de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
A partir do CDC, foi considerada como abusiva qualquer estratégia que se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança. Já de acordo com a Resolução do Conanda, foram consideradas abusivas as estratégias publicitárias que fazem comunicação mercadológica direcionada à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço.
As irregularidades identificadas também serão encaminhadas para os órgãos competentes por meio da plataforma do Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA).
O OPA é um site do Idec que tem como objetivo receber denúncias de publicidade ilegal de alimentos para encaminhá-las às autoridades competentes, além de apoiar a sociedade civil a garantir seu direito à informação adequada.
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