terça-feira, 21 de maio de 2019

Farmácia de alto custo é inaugurada em São Bernardo do Campo

Redação

Nesta segunda-feira (20), foi inaugurada a primeira unidade descentralizada do ABC da Farmácia de Medicamento Especializados, que passará a distribuir medicamentos no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro). Com isso, cerca de 12 mil pacientes, moradores da cidade, que retiravam medicamentos na unidade do Hospital Mário Covas, em Santo André, passam a retirar os medicamentos dentro do município.

Antes da inauguração da farmácia, os medicamentos eram entregues apenas no Hospital Mario Covas, em Santo André | Foto:  Ricardo Cassin/PMSBC

A agenda oficial de inauguração foi realizada nas dependências do Poupatempo, com a presença do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, e do secretário municipal de Saúde, Geraldo Reple. O atendimento ao público começa nesta terça-feira (21).

“Quando assumimos a Administração fui até a Farmácia de Alto Custo do Mário Covas. Queríamos saber como os nossos pacientes estavam sendo atendidos e me deparei com uma enorme fila de espera. Apresentamos uma proposta ao governador João Doria para descentralizar a unidade e melhorar o atendimento. O que estamos entregando hoje, além de promessa cumprida, é uma verdadeira vitória para os usuários”, explica o prefeito.

Farmácia
Em uma estrutura de 145 metros quadrados (m²), divididos em oito guichês, a farmácia distribuirá 170 tipos de medicamentos (incluindo as fórmulas alimentares), indicados para 85 tipos de doenças, entre elas: imunossupressores em transplantes, esquizofrenia, parkinsion, esclerose múltipla, entre outras.

O Estado investiu R$ 150 mil para a implantação do serviço e mensalmente irá enviar R$ 64 mil para a manutenção do equipamento, além do pagamento dos funcionários. Ao todo, são 18 auxiliares de farmácia, dois farmacêuticos, um oficial administrativo e um coordenador.

A compra dos medicamentos que serão entregues na unidade do Poupatempo é de responsabilidade do Estado. Cabe ao município apenas a distribuição das doses.  O secretário Estadual de Saúde também salientou que o Estado busca maneiras para normalizar a falta de medicamentos.

“Estamos regularizando a compra dos medicamentos e até o final de junho, iremos normalizar a entrega das doses que são adquiridos pelo Estado. Além disso, estamos trabalhamos em parceria com o Ministério, para solucionar o problema como um todo”, afirma Ferreira.


Transição 
Já o secretário municipal de Saúde, esclareceu como será o processo de transição dos pacientes ao município. “Os 12 mil pacientes serão transferidos gradativamente ao município. Isso porque, a retirada de medicamentos nas farmácias estaduais cumpre o protocolo de 90 dias. Ou seja, os pacientes retiram doses suficientes para três meses. Por isso, após o término do ciclo, o protocolo será renovado, já em São Bernardo”, detalha Reple.

A Farmácia de Medicamento Especializados irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário