A Universidade Federal do ABC está entre os 2% das Instituições de Ensino Superior (IES) do País, que obtiveram conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), nesta quinta-feira (12).
Participaram da avaliação mais de 2 mil instituições, entre elas, a UFABC | Foto: reprodução |
O IGC é calculado anualmente e representa um indicador de qualidade das IES. Para obtê-lo, são consideradas as médias de avaliações trienais de cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, o número de matrículas, bem como a distribuição dos estudantes entre esses níveis de ensino.
Então, a escala dessa avaliação varia entre 1 (insuficiente) e 5 (conceito máximo). Participaram da avaliação mais de 2 mil instituições e, entre elas, aproximadamente 40 obtiveram o maior conceito. A UFABC está nesse grupo de IES mais bem avaliadas quanto à qualidade de seus cursos.
Além dos resultados que colocam a UFABC, mais uma vez, em lugar de destaque no cenário da educação superior brasileira, é importante ressaltar o desempenho das universidades públicas federais nessa avaliação: aproximadamente 70% alcançaram conceito 4 e 5, nenhuma figura entre as que obtiveram resultado insatisfatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário