A partir desta segunda-feira (16/12), quem for aos postos Poupatempo ou do Detran.SP para solicitar a segunda via ou fazer a renovação da Carteira de Habilitação (CNH), ou emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV), terá tudo na palma da mão, no tempo médio de duas horas, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem a necessidade de aguardar na unidade.
No aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" os cidadãos terão à disposição as versões digitais dos documentos obrigatórios | Foto: Freepik |
Então, ao realizar os serviços pela plataforma digital, desenvolvida pela Serpro, o motorista tem a vantagem de não ter que esperar pelos documentos impressos, que levariam até dez dias úteis. A CNH estará disponível em uma hora e o CLRV em até três.
É uma preocupação do Governo do Estado de São Paulo oferecer cada vez mais soluções para estreitar a relação com o cidadão, segundo o superintendente da Prodesp (empresa de Tecnologia do Estado), Ernesto Mascellani Neto.
“Como os dois documentos são de porte obrigatório, a possibilidade de reunir informações do condutor e do veículo no aplicativo, facilita a vida, principalmente dos que já estão com viagens marcadas e que não teriam tempo hábil para aguardar o modelo impresso”, destaca Mascellani Neto, que reforça ainda que as etapas de atendimento, para garantir a segurança e autenticidade, seguem o mesmo padrão de sempre.
As versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do documento do veículo possuem o mesmo valor jurídico dos impressos. Para obtê-los, é preciso baixar no celular o app CDT, disponível gratuitamente no Google Play e App Store, e cadastrar os documentos na plataforma.
Confira o passo a passo para as versões digitais da CNH e CRLV:
- Antes de ir ao Posto Poupatempo instale o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store. Importante: quem já tiver a CNH Digital no App poderá baixar o CRLV Digital sem necessidade de ir aos postos.
- Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
- Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.
- Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro, por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital, ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição.
- Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo D
- Gerar a "Chave de Acesso" com quatro dígitos (PIN).
- Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).
- Visualizar os documentos adicionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário