segunda-feira, 31 de agosto de 2015

No ABC, um exemplo para as cidades brasileiras

Por Carlos A.B. Balladas

Edifícios ultramodernos cortados por carros elétricos, ônibus que voam, robôs que executam inúmeras tarefas, água 100% reaproveitada. Algumas cidades do mundo já estão a caminho de oferecer estas e outras comodidades aos seus habitantes.

No Brasil, a maioria das cidades ainda padecem de males antigos, tais como a falta de rede água e esgoto, transporte urbano, equipamentos de saúde, entre tantos outros.

Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo 
Extirpar as mazelas que assolam as urbes brasileiras é tarefa daqueles que se propõem a serem governantes, e não deve ser realizada com o intuito exclusivamente eleitoral, posto que se trata de uma posição mesquinha.

O governante iminentemente político pensa na próxima eleição, aquele que age como estadista pensa na próxima geração.
Em geral, o estadista tende a ser incompreendido, pois preocupa-se com o longo prazo e é obrigado a tomar decisões impopulares a curto prazo, enquanto a maioria dos políticos preocupa-se com resultados imediatos de suas ações.
O brasileiro, em função do longo tempo sem votar e da fragilidade de nossas instituições democráticas, ainda não adquiriu maturidade em sua cultura política que permita distinguir com precisão os que atuam com o intuito meramente político-eleitoral daqueles com intenção de governar por meio de ações perenes.
Na região do ABC, poucos foram os governantes com a visão de longo prazo.
A população da cidade de São Bernardo do Campo é uma das privilegiadas ao eleger por duas vezes como seu prefeito Luiz Marinho.
Como se vê na reportagem de capa desta edição da Dia Melhor que você tem em mãos, Marinho assumiu a postura de estadista deixando um legado que influenciará para melhor a qualidade de vida de várias gerações de habitantes.
São Bernardo do Campo é uma das cidades brasileira que mais investe na área habitacional, o que tira milhares de famílias de condições de vida degradantes e as coloca num dia a dia digno e prospero.
Outra área que Marinho dedicou-se é a continuidade no desenvolvimento e geração de empregos na cidade. Apenas com uma atuação política, o prefeito conseguiu que grande parte da produção dos caças Gripen, adquiridos pela Força Área Brasileira, se dará por empresas situadas em São Bernardo do Campo. As consequências positivas desta empreitada são imensuráveis, pois o upgrade no parque tecnológico da cidade provocará o fornecimento de peças e serviços a inúmeros outros setores ainda não servidos pelas empresas estabelecidas no território bernardense.
São Bernardo do Campo e seu prefeito são hoje exemplos para as demais cidades brasileiras.

Texto publicado como editorial da edição 63 da revista Dia Melhor e da edição 865 do Jornal Ponto Final. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário