terça-feira, 28 de junho de 2016

Auricchio tem o dobro de votos de Pinheiro, aponta pesquisa

Informações do jornal Imprensa ABC

A segunda rodada da pesquisa eleitoral Vox Populi, realizada em junho, mostra José Auricchio Júnior consolidando a liderança na corrida ao cargo de prefeito de São Caetano do Sul, subindo 4 pontos porcentuais no levantamento espontâneo. O atual prefeito Paulo Pinheiro manteve a segunda colocação, mas bem atrás de Auricchio: 10 pontos na pesquisa espontânea e 15 no cenário com mais candidatos (levando-se em consideração somente os votos válidos, a diferença seria de 26 pontos neste caso). Já os demais pré-candidatos despencaram de forma acentuada em relação à pesquisa de maio, com destaque para Gilberto Costa e Fábio Palácio.




Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Auricchio foi citado por 22% dos eleitores (4 pontos a mais do que o levantamento anterior), Paulo Pinheiro por 12% (também 4 pontos a mais), Fabio Palacio por 5% (queda de 1 ponto), Gilberto Costa por 2 (queda de 2 pontos) e Lúcia Dal’Mas por 1% (menos 1 ponto). Os demais pré-candidatos somaram, juntos, 2%. Ninguém, brancos e nulos foram 24% e não souberam ou não quiseram responder, 33%.

No cenário estimulado com mais pré-candidatos, Auricchio tem 28% das intenções de voto, seguido por Paulo Pinheiro, com 13%, Fabio Palacio com 5%, Gilberto Costa com 4%, Pádua Tortorello com 3%, Lúcia Dal’Mas com 2%, Aparecido Viana com 1%, Márcio Della Bella (testado no lugar de Hamilton Lacerda como nome do PT) com 0%. Brancos e Nulos somaram 29% e não souberam ou não quiseram responder, 16%.

Enquanto Auricchio e Paulo Pinheiro mantiveram-se estáveis, a maioria dos pré-candidatos experimentou uma queda acentuada. Fabio Palacio, que tinha 7% em maio, caiu para 5% em menos de um mês. A despencada de Gilberto Costa é também expressiva. O ex-vereador saiu de 9% em maio para 4% em junho. A vice-prefeita Lúcia Dal’Mas, outra que pretendia ser protagonista da disputada eleitoral neste ano, já se preocupava com os 4% do mês passado. Agora, viu suas intenções de voto serem reduzidas à metade.

No mesmo cenário, levando-se em consideração somente os votos válidos (excluindo-se brancos e nulos), a situação de Fabio, Gilberto e Lúcia se agrava. Segundo a Vox, Auricchio teria 50%, Paulo Pinheiro 24%, Fabio Palacio 9%, Gilberto Costa 7%, Pádua Tortorello 5%, Lúcia Dal’Mas 3%, Aparecido Viana 1% e Márcio Della Bella, também 1%.

A Vox pesquisou outros três cenários, que não mudam a despencada de Fabio e Gilberto. No primeiro deles, sem Gilberto Costa, Auricchio soma 32%, Paulo Pinheiro 13%, Fabio Palacio 7%, Lúcia Dal’Mas 2%, Márcio Della Bella 1%. Brancos e nulos são 30%. Não souberam ou quiseram responder, 15%.

Já quando o instituto de pesquisas apresentou aos entrevistados um cenário sem Fabio Palacio, Auricchio segue liderando (31%), seguido por Paulo Pinheiro (14%), Gilberto Costa (4%), Lúcia Dal’Mas (3%) e Márcio Della Bella, com menos de 1% das citações. Brancos e nulos somaram 31% e não souberam ou quiseram apontar um nome 17%.

O quarto e último cenário não prevê nem Fabio Palacio e nem Gilberto Costa na disputa, Auricchio sobe então para 33%, Paulo aparece com 15%, Lúcia com 2%, Della Bella com 1%. Brancos e nulos são 31%. Não são ou não responderam 18%.

A pesquisa foi realizada em São Caetano pela Vox entre os dias 18 e 20 de junho. Foram entrevistadas 405 pessoas. O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral e protocolado sob o número SP-09048/2016. O Imprensa ABC teve acesso exclusivo à pesquisa, contratada pela empresa Promo Locação de Máquinas e Veículos Eireli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário