segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ausência do Estado em seminário de governança regional é motivos de críticas

Da Redação

Mais participação do Estado na discussão e elaboração de ações que de fato promovam o desenvolvimento planejado das regiões metropolitanas. Foi o que defenderam palestrantes e representantes da sociedade civil que participaram do “Seminário Internacional Desenvolvimento e Governança Regional: Diagnósticos e Pesquisas a partir da Região Metropolitana de São Paulo”, realizado no campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC) no dias 8 e 9 de junho. O evento, dirigido a gestores públicos, acadêmicos, especialistas, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil, foi promovido em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Durante a mesa de encerramento do seminário, “Governança & desenvolvimento: o que faremos?”, o prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal cobrou, no caso de São Paulo, que o Estado se faça presente nas discussões voltadas à resolução de problemas comuns das cidades. “O ente Estado está ausente até no seminário. O governo do Estado nunca me chamou para discutir ou apresentar sugestões ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). É preciso que se faça um pacto, sem olhar cor partidária, para resolvermos problemas comuns, como na mobilidade urbana e habitação, por exemplo”, afirma.

No debate de encerramento do evento, Marinho teceu críticas sobre a ausência do governo estadual | Foto: Valmir Franzoi
Na véspera, no debate intitulado “A Região que Temos: Estratégias de Desenvolvimento”, o representante da Fundação Getulio Vargas, Professor Doutor Fernando Abrucio, também lamentou a ausência do Governo do Estado no nas discussões regionais. “O governo estadual deveria estar junto. Ele não estar aqui não faz o menor sentido”, aponta. 

Luiz Marinho, que também preside o Conselho Metropolitano da Grande São Paulo, defendeu reflexão maior por parte dos prefeitos sobre a importância da realização de ações conjuntas. “Precisamos pensar mais sobre o que é Metrópole e a importância de seu desenvolvimento, para que até o fim deste ano a gente possa tirar um modelo de plano de desenvolvimento metropolitano. Para isso, teremos de promover esse debate e ouvir vários entes, sobretudo a sociedade e também definir qual será o papel de cada parte nesse contexto: os municípios, o Estado e a União”, declarou o chefe do Executivo.

Plano Regional 

O objetivo do seminário foi discutir a elaboração do Plano Diretor Regional do ABC (PDR-ABC), que vai integrar políticas públicas e projetos dos municípios da região, como, por exemplo, no caso de mobilidade. No encontro também foi debatido o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Grande São Paulo, que estabelece diretrizes para orientar o desenvolvimento regional, voltado à melhoria da qualidade de vida da população. O ABC foi pioneiro em ações de integração regional, com a criação do Consórcio, da Câmara Regional do ABC e a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) regional 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário