segunda-feira, 13 de junho de 2016

Estudantes arrecadam livros para compor bibliotecas itinerantes

Da Redação

Para incentivar os alunos a criarem o hábito pela leitura, o Colégio Singular São Caetano do Sul promove há três anos o Projeto Literário e uma das ações é a realização da campanha de arrecadação de livros, que vai até o final do ano. Os interessados em participar podem deixar suas doações na própria unidade da escola, localizada na rua Santa Rosa, 305, Centro.

Os livros arrecadados ajudarão a compor a biblioteca itinerante, levando a leitura também para a comunidade localizada no entorno da escola. Hoje, a biblioteca itinerante já está presente na Clínica Marchi, Supermercado Joanin e no próprio colégio.

Segundo a coordenadora Solange Marcolin, professores e alunos já doaram mais de 400 títulos.  “No início, os livros eram disponibilizados em praças públicas, mas os exemplares não eram devolvidos no mesmo local. Agora, em parceria com o supermercado e a clínica, a ideia é incentivar o cliente a pegar os livros e, após a leitura, devolvê-los aonde retiraram. Queremos ampliar mais os locais de leitura”, explica.
Supermercado Joanin é um dos pontos que contam com a biblioteca itinerante | Foto: divulgação 
Para a odontopediatra Adriane Marchi, que cedeu espaço para a biblioteca itinerante, ler é um hábito poderoso que permite conhecer mundos e ideias. “As tecnologias fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado e com esta parceria com o Singular, foi possível desenvolvermos na clínica uma roda de leitura, com a finalidade de estimular jovens, adultos e crianças”, explica.

O projeto também comporta outras atividades, como feira de livro; sarau literário; leitura nas salas em momentos ociosos e leitura em casa; interpretação de textos de enunciados de exercícios; concursos de contos, redação, poemas e ilustração dessas atividades, que farão parte de um livro a ser publicado no final do ano, com direito a festa de lançamento, no mês de outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário